Como ser mais inteligente? – ESTRATÉGIAS! (2021)

Se está a ler este artigo, é porque tem curiosidade em saber como podemos aumentar a sua capacidade em pensar melhor. A ciência tem muito para dizer sobre este tópico e nós também!

COMO SER MAIS INTELIGENTE?

É comum pensarmos que a inteligência é algo que nasce com cada indivíduo e que é imutável. Mas esta premissa não está inteiramente correta!

A inteligência é mutável e depende da forma como os indivíduos exercitam o seu cérebro ao longo do tempo. O segredo é criar rotinas e hábitos que promovam um estilo de vida saudável para o seu cérebro! Da mesma forma que exercitamos os músculos no ginásio, também podemos e devemos exercitar o nosso cérebro com diferentes atividades intelectuais!

DIFERENTES TIPOS DE INTELIGÊNCIA

Ao longo das últimas décadas, muitos acreditaram que a inteligência podia ser medida através de um teste de quociente de inteligência, o famoso QI, um teste que analisa o raciocínio lógico.

O QI perdeu credibilidade quando investigadores da mente humana perceberam que existem outros tipos de inteligência que não se limitam ao raciocínio lógico.

É hoje aceite e reconhecida entre psicólogos e psiquiatras, a existência de 7 tipos diferentes de inteligência, a saber:

  1. Inteligência linguística
  2. Inteligência motora
  3. Inteligência lógica
  4. Inteligência espacial
  5. Inteligência musical
  6. Inteligência intrapessoal
  7. Inteligência interpessoal

Todas as pessoas têm estas formas de inteligência, mas em cada pessoa predominam diferentes formas em detrimento de outras. É possível potenciar os nossos pontos fortes e trabalhar as nossas fraquezas!

COMO SER MAIS INTELIGENTE – ESTRATÉGIAS!

QUESTIONE TUDO!

Desconfie daqueles que dizem saber tudo! Não aceite teorias apenas porque alguém o disse ou porque leu um artigo algures. Seja curioso e interessado. Procure e comprove a informação. Analise-a sob diferentes pontos de vista.

LEIA UM LIVRO E JORNAIS E PASSE MENOS TEMPO EM FRENTE DA TELEVISÃO E DO TELEMÓVEL

Ler um livro ou um longo artigo de jornal é uma atividade ativa que fará o seu cérebro trabalhar. Pelo contrário, ver televisão ou passar muito tempo no Facebook é uma atividade passiva que não acrescenta qualquer desafio para o seu cérebro.  

Ler estimula o nosso cérebro a fazer conexões entre as diferentes informações. E, se estiver atento à atualidade, terá mais oportunidades para conversar com os outros e debater pontos de vista diferentes.

TO DO LIST

As famosas listas que nos organizam os dias e que tornam os dias mais produtivos. Integre nessas listas as atividades que vão exercitar o seu cérebro. Como em tudo na vida, é a consistência que traz os ganhos.

SEJA PROFESSOR todos os dias!

Explique coisas aos seus amigos e à sua família. Para explicar alguma coisa temos de dominar bem um assunto. Falar e explicar algo implica um exercício de consolidação e organização mental.

ESCREVA!

Para reter e consolidar o conhecimento é preciso escrever. Não tem de escrever um romance, basta anotar as coisas mais importantes e organizar a informação de uma forma racional. Verá que esta estratégia o vai ajudar a compreender e a melhorar a informação na sua mente.

Está cientificamente provado que escrever estabelece conexões importantes no nosso cérebro.

VEJA TED TALKS

Se o fizer vai assistir e pensar em coisas em que nunca tinha pensado antes. Pelas Ted Talks passam pessoas de todos os quadrantes com ideias e mensagens totalmente novas e disruptivas. Pequenas palestras de 10 a 20 minutos que farão o seu cérebro pensar em coisas totalmente novas!

CUIDE DA SUA DIETA ALIMENTAR

A nossa dieta tem um forte impacto na agilidade do nosso cérebro. A gordura e o álcool tornam o nosso cérebro mais lento. Mude para melhor a sua alimentação e verá que se sentirá mais desperto e atento.

PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA

Tal como a alimentação, praticar atividade física é super importante para o seu cérebro. Quando fazemos atividade física melhoramos a oxigenação em todo o corpo, incluindo o cérebro. Esse oxigénio é indispensável ao bom funcionamento da nossa mente. Faça desporto, os seus neurónios agradecem!

COMO SER MAIS INTELIGENTE? – VIDEO

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Follow by Email6k
Facebook5k