...

10 DICAS PARA MELHORAR O SEU PORTUGUÊS ! (2022)

Estudar e aprender português implica dedicação e esforço! Não há um método milagroso e uma estratégia única e perfeita para aprender português. Mas há práticas muito eficazes e indispensáveis que devem ser seguidas por todas as pessoas que querem aprender português.

APRENDER PORTUGUÊS EM LISBOA
APRENDER PORTUGUÊS EM LISBOA

10 DICAS PARA MELHORAR O SEU PORTUGUÊS

Aprender uma língua, e português em particular, é como fazer uma longa viagem. Exige disponibilidade mental, preparação e dedicação para percorrer um longo caminho. A viagem pode ser mais uma menos demorada, mas com esforço e consistência, o destino será alcançado! É preciso ter um plano e uma estratégia para aprender português. Aqui ficam as nossas dicas!

CURSO INTENSIVO DE PORTUGUÊS

Comece o seu processo de aprendizagem com um curso intensivo de português de nível A1. Ao participar nesta opção de formação, vai aprender as bases da língua portuguesa e vai compreender a forma como a língua “funciona”. Procure um curso de 30 horas e conte com mais 20 horas de trabalho de casa.

CURSO INTENSIVO DE PORTUGUÊS
CURSO INTENSIVO DE PORTUGUÊS

AULAS DE CONVERSAÇÃO EM PORTUGUÊS

Depois de terminar o seu curso de nível A1 em português, é fundamental manter contacto com a língua portuguesa. Ao finalizar o primeiro nível da língua, o estudante tem de começar imediatamente a falar português. Mas conversar em português apenas com o nível A1 não é fácil. Mas é possível com um professor experiente que saiba como organizar a sua aula de português. A partir do nível A2, o estudante deve procurar um curso ou aulas de português focadas na conversação. Mais de 70% da aula deve basear-se em conversação.

AULAS DE CONVERSAÇÃO EM PORTUGUÊS
AULAS DE CONVERSAÇÃO EM PORTUGUÊS

PODCASTS EM PORTUGUÊS AJUSTADOS AO NÍVEL DE CADA ESTUDANTE

A capacidade de compreender a língua é crucial no progresso dos estudantes. Assim, é fundamental que os alunos de português melhorem a capacidade de compreensão da língua portuguesa. O problema é que um aluno de nível A2 ainda não tem muitas oportunidades para conversar porque o seu nível de português ainda NÃO é suficiente para o fazer confortavelmente. Como melhorar? Através da audição de podcasts!

PODCASTS NÍVEL A1 EM PORTUGUÊS
PODCASTS NÍVEL A1 EM PORTUGUÊS

ESCREVA PEQUENOS TEXTOS EM PORTUGUÊS

Conseguir comunicar em Português quando o seu nível é apenas A2 (ou B1.1) é também uma competência que deve ser desenvolvida. É importante que os estudantes comuniquem com frases curtas e ideias simples. Para desenvolver esta capacidade, escreva todos os dias algumas frases em português. É uma ótima estratégia! Utilize palavras, frases e ideias simples. Seja consistente. Escreva quase todos os dias alguns parágrafos sobre as suas rotinas diárias. Se o fizer vai ficar surpreendido com os resultados e o progresso!

ESCREVER EM PORTUGUÊS
ESCREVER EM PORTUGUÊS

LEIA PEQUENAS HISTÓRIAS EM PORTUGUêS

Não tente ler um romance em português se o seu nível é inferir ao nível C1. Leia pequenas histórias ajustadas ao seu nível. Há alguns livros muito bons no mercado para estudantes de português. Leia textos com 2 ou 3 páginas. Analise cuidadosamente o texto, explore as palavras e as estruturas que não compreende. Depois conte a história ao seu professor para que ele possa corrigir os seus erros de expressão oral. É uma atividade que vai melhorar significativamente a sua capacidade de comunicação em português.

LEIA PEQUENAS HISTÓRIAS EM PORTUGUêS
LEIA PEQUENAS HISTÓRIAS EM PORTUGUÊS

PRATIQUE PORTUGUÊS COM O NOSSO QUIZLET

O QUIZLET é uma plataforma que o Lisbon Language Café utiliza e que permite aos nossos alunos manter um contacto diário com a língua portuguesa. O QUIZLET tem diversas atividades que permitem aumentar o vocabulário do estudante e permitem também praticar as competências de escrita e compreensão oral. Experimente-o agora!

ESCOLHA UM PROFESSOR DE PORTUGUÊS EXPERIENTE

A capacidade de aprendizagem de cada aluno é o elemento mais importante na velocidade de aprendizagem da língua portuguesa. Mas encontrar um professor de português bom e experiente é também fundamental no sucesso da sua aprendizagem da lingua portuguesa. Procure e encontre um professor que utiliza a conversação para consolidar a gramática de forma natural. E já agora, fuja daqueles professores que passam a maior parte do tempo a fazer fichas de gramática!

ESCOLHA UM PROFESSOR DE PORTUGUêS EXPERIENTE
ESCOLHA UM PROFESSOR DE PORTUGUêS EXPERIENTE

SEJA CONSISTENTE e estude em casa

Não pense que vai aprender português e tornar-se fluente em uma ou em duas semanas. Comece a sua aprendizagem com um curso intensivo. Depois estude 3 ou 4 horas por semana todas as semanas. Faça trabalho de casa. Se não o fizer não vai progredir. Depois de terminar o seu curso intensivo, tenha uma ou duas horas de aulas (privadas ou em pequenos grupos) com um professor. O resto do estudo faça-o sozinho.

ENCONTRE O SEU RITMO E AS SUAS ESTRATÉGIAS

Cada estudante de português é único. É importante que cada aluno encontre a sua estratégia, o seu ritmo e as atividades que melhor se adaptam à sua personalidade. Alguns estudantes adoram fazer podcasts em português e progridem muito com esta ferramenta. Outros estudantes preferem conversar e consolidam muitos contéudos através das aulas de conversação. Há ainda outros estudantes que sentem uma grande necessidade de compreender a gramática na perfeição. Entre os estudantes de português, há exemplos para tudo e para todos. Procure e encontre o seu caminho!

SEJA REALISTA

Ninguém melhor do que você conhece as suas próprias forças e fraquezas. Com base no conhecimento que você tem de si mesmo, crie metas alcancáveis e realistas! Não seja demasiado ambicioso na aprendizagem do seu português. Se for ambicioso demais, corre o risco de ficar desiludido ou de entrar num processo de fadiga e desmotivação com a língua portuguesa! Como diz o velho ditado português: “Vai devagar para chegares depressa!”

Clique AQUI para obter todas as informações sobre as nossas aulas de português

Optimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.