Os Miradouros de Lisboa são apenas uma das muitas atrações da capital Portuguesa! Lisboa é conhecida como a “cidade das sete colinas”. Isto significa que, em Lisboa, existem diversos pontos altos a partir dos quais se consegue ver as belas paisagens que a caracterizam. Monumentos importantes, bairros típicos, zonas históricas, o rio Tejo ou a icónica ponte 25 de Abril: estes são alguns dos exemplos das maravilhas que conseguimos observar dos inúmeros miradouros que existem na capital.

Em Lisboa, os miradouros também servem como ponto de encontro ou local de descanso. Venha ser lisboeta por um dia! Visite um miradouro e desfrute da paisagem em boa companhia enquanto toma uma bebida!

OS 22 MELHORES MIRADOUROS DE LISBOA

JARDIM DO TOREL

O Jardim do Torel foi construído no século XVIII e encontra-se aberto ao público desde a década de 1960. Torel era o nome do proprietário da mansão à qual o jardim e o miradouro pertencem. O miradouro é acessível pelo elevador do Lavra e tem uma excelente vista para a zona da Baixa e para a Avenida da Liberdade. No jardim encontra uma zona de árvores e um café com esplanada.

JARDIM DO TOUREL
JARDIM DO TOUREL

MIRADOURO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Este miradouro é considerado como um dos que oferece uma das melhores vistas panorâmicas de Lisboa. Daqui, consegue ver a Baixa, Alfama e o Castelo de São Jorge. O miradouro dispõe de lunetas que ajudam a ver melhor os pormenores da paisagem e de um mapa da cidade pintado sobre azulejo. Pode ser alcançado utilizando-se o elevador da Glória e é conhecido por ser o ponto de encontro das saídas à noite na cidade.

MIRADOURO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

MIRADOURO DE SANTA LUZIA

O miradouro de Santa Luzia fica ao mesmo ao lado de uma igreja com o mesmo nome. Daqui, temos vista para o rio Tejo e para o bairro de Alfama. O miradouro conta com esplanada e existem dois painéis de azulejos com cenas históricas representadas. Dado a proximidade com o Castelo de São Jorge, é um ótimo sítio para fazer uma pausa após a visita ao monumento.

MIRADOURO DE SANTA LUZIA

MIRADOURO DO RECOLHIMENTO

O miradouro do recolhimento faz jus ao nome, uma vez que se situa num local quase escondido, o que o torna pouco conhecido. Encontra-se aberto ao público desde 2015 e tem vista para a parte mais antiga da cidade. O Mosteiro de São Vicente e o Panteão Nacional são dois exemplos dos monumentos que consegue avistar daqui. Tem várias árvores que criam zonas de sombra.

MIRADOURO DO RECOLHIMENTO

MIRADOURO DAS PORTAS DO SOL

Este é um dos miradouros mais famosos de Lisboa. É o local ideal para fotografar a paisagem lisboeta em todo o seu esplendor! Situa-se sobre Alfama e tem a melhor vista para o bairro típico. A sua forma faz lembrar uma enorme varanda. Existe um quiosque no miradouro e bem perto há um café com esplanada.

MIRADOURO DAS PORTAS DO SOL

MIRADOURO DO ADAMASTOR

Este miradouro chama-se, na verdade, miradouro de Santa Catarina. No entanto, é mais conhecido por miradouro do Adamastor. A figura mítica d’Os Lusíadas encontra-se aqui representada por uma estátua. É um local popular onde amigos se reúnem para ver o pôr-do-sol depois de um dia de trabalho. Permite observar muitos pontos de interesse, como a ponte 25 de Abril, o Cristo Rei, a Baixa e o oceano.

MIRADOURO DO ADAMASTOR

MIRADOURO DA GRAÇA

O nome oficial deste miradouro é miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen. Trata-se de uma poetisa portuguesa que adorava passar tempo neste local. Atualmente, o miradouro tem um busto da poetisa, bem como um dos seus poemas inscrito numa parede. Este é outro ponto de encontro entre amigos em Lisboa e é muito apreciado por artistas. Conta com zona de sombra com pinheiros, quiosque e esplanada.

MIRADOURO DA GRAÇA

MIRADOURO DE NOSSA SENHORA DO MONTE

Este miradouro situa-se em frente à Capela de Nossa Senhora do Monte, no ponto mais alto do bairro da Graça. Daqui, conseguimos ver, de um lado o Castelo, a Baixa e o rio; do outro o Bairro Alto e o Parque Florestal Monsanto.

Pouco movimentado, oferece excelentes vistas para a cidade. Além disso, trata-se de um local histórico: foi aqui que D. Afonso Henriques acampou durante a conquista de Lisboa.

MIRADOURO DE NOSSA SENHORA DO MONTE
MIRADOURA DA NOSSA SENHORA DO MONTE

MIRADOURO DO CASTELO DE SÃO JORGE

Este miradouro está inserido no Castelo de São Jorge e é um dos momentos altos da visita ao monumento. Daqui, terá uma vista privilegiada para o rio e para a cidade, mas também se trata de uma excelente zona para descansar. O miradouro foi construído no século XVIII e ainda ostenta os canhões que no passado eram fundamentais para garantir a segurança da cidade. Para aceder ao miradouro é necessário pagar o bilhete de entrada no castelo.

MIRADOURO DO CASTELO DE SÃO JORGE
MIRADOURO DO CASTELO DE SÃO JORGE

ARCO DA RUA AUGUSTA

O arco da Rua Augusta é um dos marcos mais icónicos da capital e está aberto ao público desde 2013. Foi construído para homenagear a resiliência do povo português e marcar o renascimento de Lisboa após o terramoto de 1755. No interior, poderá ver uma exposição sobre a história deste monumento. Do topo, a vista dá sobretudo para o rio Tejo e para a zona da Baixa.

MIRADOURO DO ARCO DA RUA AUGUSTA
MIRADOURO DO ARCO DA RUA AUGUSTA

PANORÂMICO DE MONSANTO

Trata-se de um edifício peculiar que funcionou como restaurante até ao início dos anos 2000. Foi abandonado e acabou por entrar em ruína, tornando-se um local perigoso. Situado no ponto mais alto do Monsanto, este edifício tem uma planta redonda, que permite uma visão de 360ºC. Por se tratar de um local cativante, em 2017 foi alvo de obras para se tornar novamente seguro e abriu oficialmente ao público.

PANORÂMICO DE MONSANTO
PANORÂMICO DE MONSANTO

AMOREIRAS 360º PANORAMIC VIEW

Situado no topo das Torres das Amoreiras, trata-se de um dos pontos visitáveis mais altos da cidade. Este miradouro fica a 174 metros de altura. Oferece uma vista de 360º, que permite ver todos os pontos de interesse da capital. As lunetas e mapas disponibilizados no local tornam a visita mais informativa e completa.

MIRADOURO DAS AMOREIRAS
MIRADOURO DAS AMOREIRAS

PILAR 7

O Pilar 7 é um centro interativo situado na Avenida da Índia, em Alcântara. Esta experiência tem como finalidade dar a conhecer a fundo a ponte 25 de Abril, através da história da sua construção e da subida de elevador até ao miradouro. O miradouro localiza-se no pilar 7 da ponte, daí o nome da experiência. Pela sua localização inesperada, oferece uma vista única para o rio e para a cidade de Lisboa.

MIRADOURO PILAR 7
MIRADOURO PILAR 7

MIRADOURO DA PENHA DE FRANÇA

Situa-se junto à Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, do final do século XVI. Trata-se de um miradouro pouco frequentado, pelo que dispõe de muito espaço para relaxar e circular livremente. A partir dele tem-se vista para o Alto de São João, os Olivais, Chelas e Marvila, que são paisagens menos conhecidas da cidade de Lisboa.

MIRADOURO DA PENHA DE FRANÇA
MIRADOURO DA PENHA DE FRANÇA

MIRADOURO DA CAPELA DE SANTO AMARO

Como o nome indica, situa-se junto à Capela de Santo Amaro. É pouco frequentado, o que faz dele um tesouro desconhecido da capital. Deste miradouro consegue ver-se o rio Tejo, a ponte e a margem Sul do rio. Pelas suas características e beleza da paisagem, é um ótimo local para relaxar com um grupo de amigos a ver o pôr-do-sol.

MIRADOURO DA CAPELA DE SANTO AMARO
MIRADOURO DA CAPELA DE SANTO AMARO

LARGO DAS NECESSIDADES

Situa-se em frente ao Palácio das Necessidades e integra o Jardim Olavo Bilac. Por se situar ao mesmo nível que os edifícios envolventes, não proporciona vistas desafogadas. Ainda assim, consegue ver-se o Alcântara, o rio Tejo e a margem Sul. Vale a pena uma visita a este largo, que tem uma bonita fonte barroca e zonas verdes, que o tornam muito agradável.

LARGO DAS NECESSIDADES, MIRADOURO
LARGO DAS NECESSIDADES, MIRADOURO

ANFITEATRO KEIL DO AMARAL

Situado em pleno Parque Florestal Monsanto, trata-se de um anfiteatro a céu aberto. É um espaço amplo, onde se pode fazer piqueniques, descansar, correr e andar de bicicleta. É também palco para diversos espetáculos. Por entre os pinheiros do Parque, do anfiteatro é possível ver o rio Tejo e a ponte: uma vista que parece tirada de um postal.

ANFITEATRO KEIL DO AMARAL
ANFITEATRO KEIL DO AMARAL

CRISTO REI

O Cristo Rei é uma estátua monumental que foi inaugurada em 1959. Partilha algumas semelhanças com o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Por se situar na margem Sul, daqui vê-se toda a silhueta de Lisboa. Também tem aquela que é considerada uma das melhores vistas da ponte 25 de Abril. A entrada no terraço é grátis mas para subir ao nível superior é necessário comprar bilhete.

MIRADOURO CRISTO REI
MIRADOURO CRISTO REI

ELEVADOR DE SANTA JUSTA

Este elevador de 45 metros de altura liga a Baixa ao Bairro Alto. Foi inaugurado em 1902 e apresenta um estilo inspirado na obra de Gustave Eiffel. Construído com finalidades práticas, hoje é usado como miradouro, sendo um dos mais populares de Lisboa. Oferece uma excelente vista para a Baixa.

ELEVADOR DE SANTA JUSTA
ELEVADOR DE SANTA JUSTA

MIRADOURO DO PARQUE EDUARDO VII

Este é um miradouro monumental no centro de Lisboa a partir do qual se consegue ter uma boa noção da dimensão da cidade. A vista desce a colina: vemos os jardins do Parque, a estátua do Marquês de Pombal e, ao fundo, o rio. Para além das vistas, os jardins envolventes são muito bonitos, pelo que vale a pena visitar.

MIRADOURO PARQUE EDUARDO VII
MIRADOURO PARQUE EDUARDO VII

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Situa-se em Belém e foi construído em homenagem ao Infante D. Henrique e aos navegadores que contribuíram para os Descobrimentos. Para aceder a este miradouro que fica a cerca de 50 metros de altura, é necessário comprar bilhete de entrada no monumento. A vista é de cortar a respiração: do miradouro conseguimos ver o rio e a margem Sul, mas também os mais importantes monumentos de Belém e a enorme rosa-dos-ventos que marca a entrada do Padrão.

MIRADOURO PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS
MIRADOURO PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

MIRADOURO DO MONTE AGUDO

Este miradouro situa-se entre a Graça e os Anjos e é pouco conhecido. Oferece vista para as zonas Norte e Ocidental de Lisboa. Mas além disso é também uma boa zona para relaxar e descansar. No miradouro existe uma pérola que proporciona uma sombra agradável e também há um quiosque que vende bebidas.

MIRADOURO DO MONTE AGUDO
MIRADOURO DO MONTE AGUDO

MIRADOUROS EM LISBOA, VIDEO