...

Aprender línguas não é fácil para maioria das pessoas! É claro que existem excepções. Para algumas (poucas) pessoas, aprender idiomas é quase natural. Mas, em regra, trata-se de um processo longo que envolve disciplina, tempo, foco e muita persistência.

QUAL É O MELHOR MÉTODO PARA APRENDER LÍNGUAS?

Há muitas teorias sobre a aprendizagem de línguas. Também há muitas empresas a tentar ganhar dinheiro fácil com metodologias “milagrosas”.  Em 2022, os estudantes de línguas têm muitos materiais e recursos gratuitos (e não gratuitos) à sua disposição. Livros, plataformas E-learning, aulas de gramática, aulas de conversação, jogos, “tandem”. Os recursos disponíveis são muitos e variados e muitas vezes de boa qualidade. A principal dificuldade hoje em dia é decidir como vai gastar o seu preciso tempo e o seu precioso dinheiro. Esperemos que este artigo o possa ajudar a decidir-se pela melhor opção!

melhor-metodo-aprender-idiomas
MELHOR MÉTODO APRENDER IDIOMAS

METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Há inúmeras metodologias de aprendizagem de idiomas, mas vamos centrar a nossa análise em três:

Método clássico

Aulas essencialmente de gramática em grupo. As escolas de línguas que defendem esta metodologia fazem-no muitas vezes por razões económicas. A rentabilidade é muito grande quando é possível para as escolas ter 10, 15 ou mais alunos numa mesma classe (pagando apenas a 1 professor).

A NOSSA OPINIÃO SOBRE ESTE MÉTODO

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Método de conversação (simples)

Descrição: Aulas de conversação em pequenos grupos ou aulas individuais sem objetivos gramaticais.

Os defensores do método de conversação colocam muitas vezes a seguinte pergunta:

a. Conhece alguém que consiga falar fluentemente uma segunda língua unicamente através do estudo aplicado das regras gramaticais desse mesmo idioma?

A resposta para esta pergunta provavelmente é… NÃO conheço!

Com efeito, o estudo das regras dos diferentes idiomas proporciona aos estudantes uma perspetiva das regras e da matriz desse mesmo idioma. Mas tal conhecimento NÃO significa fluência!

A nossa opinião sobre o método de conversação:

Vantagens:

– Grande exposição à língua. Muitas pessoas conseguem consolidar competências sem qualquer orientação gramatical.

Desvantagens:

– Sem compreender as estruturas gramaticais o processo de aquisição de competências pode ser mais lento.

Método Lisbon Language Café

aprender ingles lisboa

Fazer a sua avaliação inicial, definir o plano de estudos e comunicar consigo na língua que pretende melhorar!

Depois, corrigi-lo paulatinamente durante as aulas e fazer a progressão gramatical através da CONVERSAÇÃO. Corrigir os erros mais relevantes. Dar-lhe espaço e tempo para comunicar sem pressão e constrangimentos.

A progressão gramatical (alunos A2, B1 e B2) é feita por si em casa (com os nossos materiais didácticos). Nas aulas aproveitamos o seu preciso tempo para CONVERSAR!

Em cada aula abordamos um ou mais temas e em todas as sessões irá aprender palavras e expressões novas que irão enriquecer o seu conhecimento naquela área temática que estará em discussão! Mas a nossa conversação é DIRIGIDA! É organizada em função do seu conhecimento (e da sua progressão!) gramatical. É esta a metodologia Lisbon Language Café!

Para adquirir fluência num segundo idioma é preciso estar exposto à língua! É preciso ouvir repetidas vezes os sons das palavras e sobretudo… falar! Mesmo que numa primeira fase os erros gramaticais sejam em grande número, a sua exposição continuada ao idioma fará com que, paulatinamente, o idioma passe a fazer sentido de forma intuitiva!

O mundo mudou, mas parece que o ensino das línguas em muitas escolas de línguas continua confinado ao preenchimento de fichas de trabalho e às regras gramaticais.

Venha experimentar o nosso método através de uma aula experimental e tire as suas próprias conclusões!

Clique AQUI para saber mais sobre as nossas aulas.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.