Aprender línguas não é fácil para maioria das pessoas! É claro que existem excepções. Para algumas (poucas) pessoas, aprender idiomas é quase natural. Mas, em regra, trata-se de um processo longo que envolve disciplina, tempo, foco e muita persistência.
QUAL É O MELHOR MÉTODO PARA APRENDER LÍNGUAS?
Há muitas teorias sobre a aprendizagem de línguas. Também há muitas empresas a tentar ganhar dinheiro fácil com metodologias “milagrosas”. Em 2022, os estudantes de línguas têm muitos materiais e recursos gratuitos (e não gratuitos) à sua disposição. Livros, plataformas E-learning, aulas de gramática, aulas de conversação, jogos, “tandem”. Os recursos disponíveis são muitos e variados e muitas vezes de boa qualidade. A principal dificuldade hoje em dia é decidir como vai gastar o seu preciso tempo e o seu precioso dinheiro. Esperemos que este artigo o possa ajudar a decidir-se pela melhor opção!

METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Há inúmeras metodologias de aprendizagem de idiomas, mas vamos centrar a nossa análise em três:
- Método Lisbon Language Café
- Método clássico
- Método de conversação (simples)
Método clássico
Aulas essencialmente de gramática em grupo. As escolas de línguas que defendem esta metodologia fazem-no muitas vezes por razões económicas. A rentabilidade é muito grande quando é possível para as escolas ter 10, 15 ou mais alunos numa mesma classe (pagando apenas a 1 professor).
A NOSSA OPINIÃO SOBRE ESTE MÉTODO
VANTAGENS
- Ensinam uma grande quantidade de conteúdos gramaticais
- Eficazes para obter certificações de qualificação em idiomas (apesar das certificações muitas vezes não significarem FLUÊNCIA)
DESVANTAGENS
- Poucas oportunidades para conversar.
- É muito difícil (quase impossível) consolidar competências sem conversar.
Método de conversação (simples)
Descrição: Aulas de conversação em pequenos grupos ou aulas individuais sem objetivos gramaticais.
Os defensores do método de conversação colocam muitas vezes a seguinte pergunta:
a. Conhece alguém que consiga falar fluentemente uma segunda língua unicamente através do estudo aplicado das regras gramaticais desse mesmo idioma?
A resposta para esta pergunta provavelmente é… NÃO conheço!
Com efeito, o estudo das regras dos diferentes idiomas proporciona aos estudantes uma perspetiva das regras e da matriz desse mesmo idioma. Mas tal conhecimento NÃO significa fluência!
A nossa opinião sobre o método de conversação:
Vantagens:
– Grande exposição à língua. Muitas pessoas conseguem consolidar competências sem qualquer orientação gramatical.
Desvantagens:
– Sem compreender as estruturas gramaticais o processo de aquisição de competências pode ser mais lento.
Método Lisbon Language Café

Fazer a sua avaliação inicial, definir o plano de estudos e comunicar consigo na língua que pretende melhorar!
Depois, corrigi-lo paulatinamente durante as aulas e fazer a progressão gramatical através da CONVERSAÇÃO. Corrigir os erros mais relevantes. Dar-lhe espaço e tempo para comunicar sem pressão e constrangimentos.
A progressão gramatical (alunos A2, B1 e B2) é feita por si em casa (com os nossos materiais didácticos). Nas aulas aproveitamos o seu preciso tempo para CONVERSAR!
Em cada aula abordamos um ou mais temas e em todas as sessões irá aprender palavras e expressões novas que irão enriquecer o seu conhecimento naquela área temática que estará em discussão! Mas a nossa conversação é DIRIGIDA! É organizada em função do seu conhecimento (e da sua progressão!) gramatical. É esta a metodologia Lisbon Language Café!
Para adquirir fluência num segundo idioma é preciso estar exposto à língua! É preciso ouvir repetidas vezes os sons das palavras e sobretudo… falar! Mesmo que numa primeira fase os erros gramaticais sejam em grande número, a sua exposição continuada ao idioma fará com que, paulatinamente, o idioma passe a fazer sentido de forma intuitiva!
O mundo mudou, mas parece que o ensino das línguas em muitas escolas de línguas continua confinado ao preenchimento de fichas de trabalho e às regras gramaticais.
Venha experimentar o nosso método através de uma aula experimental e tire as suas próprias conclusões!
Clique AQUI para saber mais sobre as nossas aulas.