...

Sou professor desde 1998. E sou professor de português para estrangeiros há 8 anos. Muitas pessoas tentam aprender português em Lisboa mas nem todas têm sucesso. Posso dizer com segurança que aprender português é desafiante mas é também perfeitamente possível. Na verdade, é um desafio ao alcance de todos os estudantes que se empenharem na tarefa!

APRENDER PORTUGUÊS EM LISBOA

Lisboa é hoje uma cidade vibrante e cosmopolita. Um local onde o novo e o antigo combinam de uma forma harmoniosa. Na capital portuguesa vivem muitos estrangeiros que procuram integrar-se no modo de vida português. Falar português é essencial para compreender a alma dos portugueses e entrar na cultura lusitana. Há muitas pessoas estrangeiras a viver em Lisboa que se limitam a falar inglês. Na verdade é fácil comunicar em Inglês especialmente no centro da cidade. Os portugueses são famosos por serem talentosos em línguas. Essa competência lusitana facilita a vida daqueles que visitam a capital portuguesa. Mas a verdade é que é impossível fazer parte de qualquer cultura sem se falar a língua nativa desse local.

MIRADOURO DA GRAÇA, Lisboa
MIRADOURO DA GRAÇA, Lisboa

É claro que o objetivo de quem aprende a língua portuguesa pode ser mais modesto. Há pessoas que querem aprender a língua portuguesa apenas para poderem “sobreviver” em Lisboa. Para poderem chamar um táxi, comprar um bilhete de autocarro, ir ao supermercado e outro tipo de atividades do quotidiano. É compreensível mas na minha opinião é um objetivo pobre. Penso que todas as pessoas que vivem em Lisboa vão beneficiar muito em aprender a língua. Se nunca o fizerem vão ter sempre uma experiência e uma visão limitada da nossa forma de estar e pensar. Em Lisboa, sê Lisboeta!

BELÉM, MUSEU MAAT
BELÉM, MUSEU MAAT

PORTUGUÊS EUROPEU OU PORTUGUÊS BRASILEIRO?

Muitos estudantes de língua portuguesa têm esta dúvida. Será que há diferenças relevantes entre o português europeu e o português brasileiro? Começamos por dizer que estamos a falar da mesma língua. Mas é verdade que apesar de ser o mesmo idioma, existem pequenas diferenças gramaticais. Os brasileiros utilizam mais o gerúndio, utilizam os pronomes antes dos verbos, têm algum vocabulário próprio e um sotaque mais doce. São diferenças pequenas que não impedem a compreensão entre povos. Mas nem tudo é fácil! A velocidade com que os portugueses falam a sua língua dificulta a comunicação. É muito comum ouvir uma pessoa do brasil a pedir a um português para repetir a frase. Palavra por palavra o brasileiro compreenderá tudo. Mas a velocidade e a forma como os portugueses pronunciam as palavras dificulta muito a vida dos brasileiros.

Português Europeu vs Português Brasileiro
Português Europeu vs Português Brasileiro

DIFERENTES FORMAS DE APRENDER PORTUGUÊS

Hoje em dia, há muitas ferramentas para aprender Português. Livros, podcasts, vídeos, cursos online e plataformas online. Todos estes recursos são úteis e válidos. Mas nenhum substitui um professor para ensinar, avaliar e orientar o processo de aprendizagem do estudante. Sem um professor experiente, o aluno fica perdido num mar de livros e de estruturas gramaticais.

Há também um outro elemento indispensável no sucesso do aluno de português. O estudante tem de ter muitas oportunidades para falar, comunicar, conversar em português! É absolutamente crucial. NINGUÉM pode aprender um idioma sem o elemento da conversação no seu processo de aprendizagem! Se está a pensar em aprender português não se esqueça de escolher um curso com poucos alunos e onde a conversação seja um elemento fundamental!

AULAS DE CONVERSAÇÃO NO LISBON LANGUAGE CAFÉ
AULAS DE CONVERSAÇÃO NO LISBON LANGUAGE CAFÉ

ESCOLA DE LÍNGUAS OU PROFESSORES PRIVADOS?

Optar por um professor privado é um pouco arriscado. O professor pode não ter experiência e pode não ser qualificado. Numa fase inicial os estudantes têm alguma dificuldade em identificar com clareza as competências do professor. Se o professor não souber conduzir o seu processo, vai demorar mais tempo e gastar mais dinheiro para aprender português.

Ao optar por uma escola de línguas tem mais algumas garantias de qualidade e de experiência. Se a escola for de boa qualidade vai encontrar uma estrutura de ensino bem definida. Mas tenha atenção à escola que vai escolher! O preço muitas vezes não é um bom indicador de qualidade. Consulte os comentários online dos estudantes. Faça uma aula experimental e compare os preços. Algumas escolas de línguas em Lisboa cobram preços muito elevados e não oferecem a qualidade suplementar que o preço justificaria.

CERTIFICADO CURSO português A1
CERTIFICADO (não oficial) CURSO A1

AULAS DE GRUPO OU AULAS PRIVADAS?

Se só agora vai começar a aprender português (nível A1), sugerimos que aprenda em grupo. Quando inicia a sua viagem pela língua portuguesa, vai começar por descobrir o essencial da gramática, das regras, dos sons e do vocabulário da língua. Nesta fase inicial, há pouca conversação e bastante gramática. É o momento de construir as fundações que mais tarde vão permitir-lhe começar a conversar em português. Os conteúdos que vai aprender podem ser compreendidos individualmente ou em grupo. Se optar por um curso em grupo vai ficar mais barato e vai aprender o mesmo que nas aulas individuais. Caso queira saber horários e preços dos nossos cursos intensivos, clique AQUI!

CURSO PORTUGUÊS EM GRUPO, NÍVEL A1
CURSO PORTUGUÊS EM GRUPO, NÍVEL A1

A partir do nível A2, a sua preocupação principal deve ser a conversação! Para conseguir conversar em português, deve procurar uma solução que lhe ofereça muitas oportunidades para comunicar com um professor e com colegas com um nível similar. Durante o nível A2, normalmente os estudantes ainda não conseguem falar com nativos de uma forma satisfatória. Para os níveis A2, B1 e superiores, sugerimos aulas individuais ou cursos com um pequeno número de alunos (no máximo 5). Para preços e horários clique AQUI!

DICA IMPORTANTE: não faça 2 cursos intensivos seguidos. No final de cada curso, é essencial consolidar o que aprendeu através da conversação. Se fizer dois cursos intensivos seguidos vai terminar o processo com uma montanha de gramática mas sem uma fluência aceitável!

CURSOS INTENSIVOS OU EXTENSIVOS?

Para o nível A1, são eficazes os cursos intensivos (5 dias por semana) e também os cursos extensivos (2 vezes por semana). Depende muito da sua disponibilidade e da energia que tem para aprender português. Se a sua vida é bastante ocupada com trabalho e compromissos profissionais, provavelmente o curso extensivo é a solução mais adequada. Por outro lado, se tem tempo para estudar em casa e se está super motivado para aprender a língua, opte por um curso intensivo de português!

Para os níveis A2, B1 (e níveis superiores) somos da opinião que os cursos extensivos (focados na conversação) são a melhor opção. É muito importante escolher um curso compatível com a sua vida pessoal e profissional para que não se sinta cansado ou esgotado no momento em que começa cada aula de português.

PORTUGUESE INTENSIVE GROUP COURSES
CURSO INTENSIVO DE PORTUGUÊS

MATERIAIS IMPORTANTES QUE AS ESCOLAS DEVEM DISPONIBILIZAR PARA APRENDER PORTUGUÊS

Quando escolher uma escola de línguas para aprender português não o faça apenas porque o website é bonito, ou porque as salas são bonitas ou porque o staff é simpático. Na nossa opinião, acima de tudo deve ter em conta os seguintes fatores: 1-Experiência e qualidade dos professores; 2-Qualidade e diversidade dos materiais disponibilizados. É FUNDAMENTAL QUE A ESCOLA LHE OFEREÇA podcasts adequados ao seu nível e uma plataforma E-learning para que possa CONSOLIDAR e EXPANDIR os seus conhecimentos em casa!

Se os seus materiais são apenas o livro, fichas de trabalho e os apontamentos da aula então saiba que NÃO VAI CONSEGUIR CONSOLIDAR A SUA COMPREENSÃO ORAL e EXPANDIR O SEU VOCABULÁRIO!

portuguese podcasts
PODCASTS
portuguese learning activities
ACTIVITIES
portuguese books for portugueses learning
OUR BOOKS

QUE PROGRESSO ESPERAR NUM CURSO DE 30 HORAS?

Num curso de português de 30 horas de nível A1, os alunos aprendem e consolidam os conteúdos gramaticais desse nível. Mas é importante dizer que é fundamental complementar as 30 horas de aulas presenciais com mais 15 a 20 horas de trabalho de casa.

Cada estudante de português termina o curso de nível A1 com um nível específico. Não há 2 alunos iguais e as capacidades de aprendizagem de cada pessoa são fundamentais no processo de ensino – aprendizagem.

Um outro fator de grande importância é o conhecimento prévio de outras línguas, com particular destaque para a língua castelhana. Quem aprende uma segunda língua pela primeira vez tem, (quase) sempre, uma evolução mais lenta do que os estudantes que aprendem um terceiro ou um quarto idioma.

Muitos estudantes terminam o curso de nível A1 em perfeitas condições para avançarem para um curso de nível mais avançado (A2). Outros estudantes terminam o curso de nível A1 e precisam de algumas aulas suplementares para consolidar competências e melhorar a sua capacidade de compreensão e expressão oral.

Na nossa opinião, sem consolidar os conteúdos de nível A1 não faz sentido avançar para o nível seguinte! Quem o faz sem estar preparado, vai encontrar mais um enorme conjunto de conteúdos gramaticais que pouco ou nada vão ajudar a melhorar a sua fluência em português.

QUANTAS HORAS DE TRABALHO DE CASA NAS AULAS DE GRUPO? E NAS AULAS INDIVIDUAIS?

Já anteriormente dissemos que os estudantes do curso A1 intensivo (em grupo) de português devem complementar a sua aprendizagem com 15 a 20 horas de trabalho de casa. Este esforço suplementar é feito através da revisão das unidades por nós entregues aos alunos. Mas também através da utilização das nossas plataformas digitais: QUIZLET e EVERLESSON. A Plataforma QUIZLET é perfeita para expandir o vocabulário e consolidar a informação através de uma multiplicidade de atividades de estudo do português. Na plataforma EVERLESSON os estudantes encontram os nossos podcasts. Uma ferramenta INDISPENSÁVEL no processo de melhoria da compreensão oral em português.

Caso opte por um curso de aulas privadas, saiba que, em média, para completar o nível A1, os estudantes precisam de 15 horas privadas. Complemente o curso privado com 30 a 35 horas de trabalho de casa.

PORTUGUESE HOMEWORK
PORTUGUESE HOMEWORK

DIFERENTES NÍVEIS DE APRENDIZAGEM

Por pertencermos à comunidade europeia, os níveis de aprendizagem seguem a seguinte diretriz.

COMMON EUROPEAN FRAMEWORK
COMMON EUROPEAN FRAMEWORK

QUANTAS HORAS SÃO NECESSÁRIAS PARA COMPLETAR O NÍVEL A1? E O NÍVEL A2?

Já anteriormente referimos que são necessárias aproximadamente 50 horas para completar o nível A1 em Português (30 horas de aulas presenciais e 20 horas de trabalho de casa). Se no final do primeiro nível de aprendizagem já encontramos diferenças muito relevantes entre estudantes, quando falamos do segundo nível as diferenças na progressão são ainda mais acentuadas. De uma forma geral, podemos dizer que os alunos precisam de 60 horas para completar com sucesso o segundo nível em português (30 horas de aulas presenciais e 30 horas de trabalho de casa).

EM QUE NÍVEL CONSEGUIREI FALAR PORTUGUÊS COM UM NATIVO?

Muitos estudantes acreditam que no final do seu primeiro curso de já vão ser capazes de falar português e de resolver os seus problemas do quotidiano. Para aqueles estudantes que têm bases nas línguas castelhana e italiana, este desejo revela-se possível de alcançar no final do nível A1. Mas para a maioria dos alunos, o final do nível A1 é apenas o ponto de partida para um caminho um pouco mais longo. Para falar português com um nativo de uma forma confortável é fundamental que os estudantes atinjam o nível B1.2. Para lá chegar, são necessários, em média entre 6 e 12 meses de trabalho regular e consistente!

A DICA MAIS IMPORTANTE: CONSISTÊNCIA!

É o elemento chave de todo o processo de aprendizagem! Aprender português não é uma corrida de 100 metros. Aprender português é uma maratona!

Começar com um curso intensivo de português de nível A1 é uma excelente opção! Mas no final do curso, é fundamental encontrar uma opção que permita aos alunos manter o contacto com a língua e manter o processo de aprendizagem mas de uma forma menos intensiva.

No final do curso de nível A1, muitos alunos perguntam-me qual é a melhorar solução a partir daquele ponto. Respondo dizendo que o mais importante é o estudante encontrar um curso que lhe permita ter uma ou duas aulas por semana. Essas aulas devem ser focadas em conversação! A partir do nível A2 em português a progressão gramatical deve ser feita lentamente. Os professores devem preparar aulas que ofereçam aos alunos muitas oportunidades de compreensão e expressão oral! Sem conversar é IMPOSSÍVEL melhorar a fluência!

PORQUÊ ESCOLHER O LISBON LANGUAGE CAFÉ?

Vamos ser objetivos e apresentar-lhe 6 factos que pode comprovar!

FACTO 1 – O Lisbon Language Café dá aulas de português desde 2014. Pela nossa escola já passaram muitas centenas de alunos. Muitos estudantes que começaram completamente do zero e que hoje falam português de uma forma fluente!

FACTO 2 – Estamos localizados em Santos, perto do Cais do Sodré. Para chegar à nossa escola pode apanhar o metro, o comboio, o elétrico, o autocarro e até o barco.

FACTO 3 – Os nossos alunos falam por nós. Consulte as nossas reviews online e tire as suas conclusões sobre a qualidade das nossas aulas!

FACTO 4 – As nossas salas são espaços limpos, modernos e funcionais. Aqui ficam algumas fotos da nossa escola!

FACTO 5 – Somos a ÚNICA escola de português em Lisboa que OFERECE2 plataformas digitais com centenas de atividades didáticas que completam o curso.

FACTO 6 – Os nossos cursos são mais baratos do que a maioria das outras escolas de línguas em Lisboa

Os nossos materiais foram todos construídos por nós. É um trabalho que resulta da experiência acumulada de ensino. Todos os nossos alunos têm acesso GRATUITO aos nossos PODCASTS E à nossa plataforma QUIZLET. Experimente-as GRATUITAMENTE AGORA!

PLATAFORMA EVERLESSON – PODCASTS (níveis A1, A2, B1 e B2)

COMO USAR OS PODCASTS?

1. Leia as perguntas; 2. Ouça o podcast duas ou três vezes sem LER O TEXTO; 3. Responda às atividades / perguntas; 4. Ouça o podcast mais uma vez, desta vez enquanto lê o texto; 5-Verifique a caixa de vocabulário e compare as suas respostas com as soluções.

PODCAST NÍVEL A1 – A VIDA DA LAURA

[wp_quiz id=”4487″]

PLATAFORMA QUIZLET – NÍVEL A1 (EXEMPLO)

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.