Aprender português em Lisboa

Introdução

A nossa escola foi fundada em Setembro de 2014 com o objectivo de ensinar português a estrangeiros em Lisboa. Estamos localizados no coração da cidade (Santos, muito próximo do Cais do Sodré – 6 minutos a pé). Se queres aprender português em Lisboa, é importante que saibas que temos um vasto número de opções e de cursos com um máximo de 6 estudantes por turma (oferta de inscrição e de todos os materiais didácticos). Temos aulas em Lisboa (aulas em grupo e individuais) e em Sintra (aulas individuais)!

Temos as seguintes soluções para o teu português

  1. Cursos intensivos com a duração de 30 horas (2 semanas)
  2. Cursos intensivos com a duração de 15 horas (1 semana)
  3. Cursos extensivos (2 x por semana) com a duração de 6 semanas (30 horas)
  4. Cursos progressivos (12 horas/mês)
  5. Aulas privadas

Na maioria das escolas de línguas, os estudantes falam e ouvem apenas 25% do tempo de aula. Os restantes 75% são gastos a copiar o que o professor explica ou escreve. O número máximo de estudantes por curso é um factor de grande impacto no processo de aprendizagem de idiomas. A maioria das escolas de ensino de português em Lisboa aceitam 10 a 12 alunos por turma. No Lisbon language café aceitamos no máximo 6 estudantes. Porquê? Para que todos os nossos alunos tenham muitas oportunidades para comunicar e consolidar a .a sua aprendizagem.

Utilizamos uma metodologia que permite aos alunos ouvir e falar durante todo o tempo de aula. Esta é a forma mais eficaz de melhorar e consolidar o seu português. Os estudantes falam português desde o primeiro dia de aulas (a partir do nível A1. 2), usando a língua como o único meio de comunicação e aplicando-a durante toda a sessão de ensino-aprendizagem.           

aprende-português-em-lisbon-lisbon-language-café

As melhores dicas para o seu português

Não queira ser perfeito!

São necessários muitos anos de estudo e de prática quotidiana (4, 5, 6 ou mais anos) para que se possa atingir a fluência numa segunda língua!  Seja paciente consigo próprio. Vai fazer milhares de erros gramaticais até atingir um nível próximo da perfeição! O segredo para o sucesso é a consistência.

Um dos aspectos críticos para nós enquanto professores de português e a correcta gestão de expectativas. É importante compreender que a aprendizagem de uma segunda língua não se consegue pela simples exposição à língua ou através de um processo idêntico à aprendizagem da língua materna por uma criança.

É importante que os professores transmitam e definam claramente aos seus alunos os objectivos a curto, médio e longo prazo. Ninguém consegue falar correctamente português depois de um curso de 30 horas para iniciantes! Os alunos devem conhecer o caminho que terão de fazer até atingir a fluência. O professor deve definir esse caminho e comunicá-lo ao seu estudante de português.

Pratique um pouco de cada vez mas frequentemente!

Os estudantes de português normalmente começam a sua aprendizagem gastando muitas horas de estudo nesta primeira fase do processo. Mais saiba que esta estratégia é ineficaz! Os estudantes não conseguem reter toda a informação num curto espaço de tempo! Na nossa opinião, os estudantes devem gastar 25 ou 30 minutos por dia a estudar português (para além das horas que passam na escola ou com o seu professor privado). Esta rotina vai reforçar a presença da língua no seu cérebro.

Encontre o seu ritmo!

O segredo para a aprendizagem de um novo idioma é encontrar um ritmo que se ajusta às suas necessidades. Ter aulas com outros estudantes pode ter um efeito nocivo. Os alunos podem sentir que o ritmo das sessões não são ajustadas às suas necessidades e aos seus ritmos de aprendizagem (por serem muito lentas ou muito rápidas). Por este motivo acreditamos que as aulas individuais são, muitas vezes, a resposta certa para muitos estudantes.

Divirta-se enquanto estuda!

Esta talvez seja a dica mais importante que lhe podemos dar: divirta-se enquanto aprende português.

Dicas:

1. Use plataformas electrónicas divertidas!

2. Estude com colegas

3. Encontre um professor que faça da sua aula um momento de diversão e descontracção !

Convidamo-lo agora a experimentar uma das muitas listas QUIZLET que temos preparadas para os nossos estudantes! Aqui ficam uma actividade de nível A1.

Encontre um parceiro e… Fale!

Já referimos que deve aprender uma nova língua seguindo o seu próprio ritmo. Também acreditamos que pode ser mais eficaz se encontrar um parceiro nativo com quem possa praticar. Se está a estudar a língua com um software (plataforma electrónica), provavelmente está a expandir o seu vocabulário mas nada é tão eficaz como consolidar conhecimentos através da conversação. Para conseguir atingir a fluência em português, precisa de falar português com um nativo de uma forma frequente. Os alunos de nível A2 devem consolidar as suas competências, com um professor de português (só um professor experiente pode comunicar eficazmente com um aluno de nível A2). A partir do nível B1, os estudantes têm de encontrar formas de comunicar diariamente com nativos (não professores). Se está a aprender português e se seguir esta dica, temos a certeza que vai ficar surpreso com os bons resultados desta estratégia!

Compreensão oral

A compreensão oral é fundamental no processo de aprendizagem de uma segunda língua. As pessoas que têm um “bom ouvido”, conseguem reconhecer mais facilmente os sons (e as palavras). Consequentemente, conseguem também reproduzir essas mesmas palavras com facilidade.

A melhoria das competências de compreensão oral deve ser feita através de actividades didácticas perfeitamente ajustadas ao nível do aluno. Os estudantes de nível A1 devem limitar o seu estudo às actividades de nível A1. Os estudantes de nível A2 devem limitar os seus esforços às actividades de nível A2. A mesma lógica deve ser utilizada para os níveis seguintes.

Queremos agora convidá-lo/a a experimentar um dos nossos podcasts de nível A1.

Depois de ouvir este podcast de nível A1, consegue responder às perguntas que se seguem?

1- Qual é a nacionalidade e a profissão da Laura?

2- Quantos filhos tem a Laura?

3- Como é o filho da Laura?

Se você já é um aluno de nível intermédio (B1 ou B2) ,então você deve ouvir outras pessoas (nativas) a falar português. É solução é simples: ouça podcasts de ensino do português, veja vídeos para estudantes de português e veja televisão portuguesa (preferencialmente com legendas para que possa relacionar o som com as palavras)! As palavras e as expressões que são utilizadas na televisão são o “verdadeiro português”.

Clique AQUI para obter todas as informações sobre os nossos cursos de Lisboa!