Quando alguém decide aprender português, inícia-se um processo complexo onde muitas e importantes decisões são tomadas! Habitualmente, uma das primeiras decisões dos estudantes de português é a compra de um manual de ensino – aprendizagem da língua portuguesa.
Ao abrir pela primeira vez o livro de português, o estudante coloca de imediato uma importante questão a si mesmo. Por onde começar? É necessário memorizar toda esta informação? Tenho de memorizar todas as tabelas de verbos? Tenho de focar nas preposições? E os números, são essenciais? Cardinais ou ordinais? E os sons, devo memorizar as regras que explicam cada som? E os artigos, quando usar? As dúvidas são muitas e sem um professor (experiente) é muito dificil definir uma rota que o levará ao sucesso.
São diversos os elementos CRUCIAIS a aprender na língua portuguesa. Neste artigo vamos falar de apenas um: os verbos que, na nossa opinião, são essenciais! Venha connosco!
VERBOS ESSENCIAIS EM PORTUGUÊS
Comecemos pelos tempos verbais em Português. Há muitos na língua Portuguesa mas um estudante de nível A1 (aluno principiante) deve começar SEMPRE pelo presente do indicativo.
VERBOS REGULARES E VERBOS IRREGULARES EM PORTUGUÊS
É fundamental saber o que destingue um verbo regular dum verbo irregular na língua portuguesa. Os verbos regulares são aqueles que conjugamos sempre da mesma forma. As terminações que utilizamos são sempre iguais. Assim, todos os alunos que saibam conjugar um verbo regular, sabem necessariamente conjugar todos os verbos regulares.
VERBOS REGULARES NO PRESENTE DO INDICATIVO
No PRESENTE do INDICATIVO há três tipos de verbos regulares:
Verbos terminados em -AR. Exemplos: trabalhar, morar, estudar, comprar
VERBO ESTUDAR
- EU ESTUDO
- TU ESTUDAS
- ELE ESTUDA
- NÓS ESTUDAMOS
- ELES ESTUDAMOS
VERBOS TERMINADOS em -ER. Exemplos: comer, beber.
VERBO COMER
- EU COMO
- TU COMES
- ELE COME
- NÓS COMEMOS
- ELES COMEM
VERBOS TERMINADOS EM -IR. Exemplo: Partir
VERBO PARTIR
- EU PARTO
- TU PARTES
- ELE PARTE
- NÓS PARTIMOS
- ELES PARTEM
VERBOS IRREGULARES NO PRESENTE DO INDICATIVO
Na língua portuguesa temos uma longa lista de verbos irregulares no presente do indicativo. Será que um estudante de nível A1 deve memorizá-los todos? Na nossa opinião, a resposta é não, os estudantes de português não devem tentar memorizar todos os verbos irregulares. Há no entanto 4 verbos que todos os alunos devem saber o mais rapidamente possível. Falamos dos verbos SER, ESTAR, TER e IR. Todos os outros verbos irregulares devem ser aprendidos com a exposição à língua. É preciso que os alunos comecem a comunicar com regularidade. Lentamente vão consolidando as conjugação de forma mais ou menos natural. Vamos agora analisar a conjugação dos 4 verbos essenciais!
VERBO SER
- EU SOU
- TU ÉS
- ELE É
- NÓS SOMOS
- ELES SÃO
VERBO ESTAR
- EU ESTOU
- TU ESTÁS
- ELE ESTÁ
- NÓS ESTAMOS
- ELES ESTÃO
VERBO TER
- EU TENHO
- TU TENS
- ELE TEM
- NÓS TEMOS
- ELES TÊM
VERBO IR
- EU VOU
- TU VAIS
- ELE VAI
- NÓS VAMOS
- ELES VÃO
A importância dos verbos regulares e destes quatro verbos irregulares é TREMENDA na progressão dos estudantes de português. Desde o primeiro dia de aulas que PARTILHAMOS esta nossa opinião com os nossos alunos. Regularmente testamo-los para termos a certeza de que todos estão confortáveis com estas conjungações. Se estuda português siga este nosso conselho e memorize estas conjugações! É uma das bases da língua portuguesa!
Para saber mais sobre as nossas aulas de português, clique AQUI!