Nasci em Belém, cresci em Belém e vivo em Belém! É um bairro repleto de locais de charme e de grande beleza! Para mim, BELÉM é o local mais bonito da cidade de Lisboa! Por conhecer este local como a palma da minha mão, vou guiá-lo nesta viagem. Venha comigo!

BELÉM, LISBOA
BELÉM, LISBOA

BELÉM, LISBOA

Talvez a minha opinião seja “levemente” parcial, admito. Mas considero ser esta a zona mais bela de toda a nossa cidade de Lisboa. Para lá das muitas atrações turísticas (o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o rio Tejo, etc, etc), em Belém respira-se calma e tranquilidade! Um sentimento que não encontro em nenhum outro local da cidade (pelo menos com a mesma intensidade). Há muito para dizer sobre Belém. Comecemos pela sua história.

BELÉM I, LISBOA
JARDIM AFONSO DE ALBUQUERQUE, BELÉM

BELÉM – UMA PALAVRA CHEIA DE HISTÓRIA

Belém (na Palestina) é o nome do lugar onde nasceu Jesus Cristo há um pouco mais de 2 mil anos. 1977 anos depois nasci eu (também em Belém de Lisboa), outro evento de grande importância (pelo menos para mim!). Como é que este nome vem de tão longe até Lisboa? O local chamado hoje de Belém chamava-se antigamente “Restelo Velho”. Foi no Restelo Velho que o rei dom Manuel mandou construir uma torre (hoje designada por Torre de Belém). Mas foi o Infante dom Henrique que mandou construir uma capela junto ao mar, uma evocação a Santa Maria de Belém, a senhora do presépio. A capela mandada erigir pelo Infante tinha como objetivo acudir aos marinheiros que ali aportavam. Estes chegavam muitas vezes moribundos ou mortos e eram enterrados como animais em covas nas areias junto ao rio Tejo. E foi esta ligação entre a capela e Santa Maria de Belém que deu origem à mudança do nome de “Restelo velho” para Belém.

BELÉM
BELÉM

ONDE FICA BELÉM (Lisboa)?

Se viajar de carro, em apenas 10 minutos estará no centro histórico da capital. São muitas as opções para lá chegar: bicicletas. trotinetes, autocarros, comboios e os famosíssimos elétricos são as possibilidades mais comuns.

O QUE VISITAR E FAZER EM BELÉM?

Escolhemos 16 atracções! Antes de “mergulharmos” nas atracções, dê uma vista de olhos no mapa que se segue para que possa aferir as distâncias e depois escolher a sequência do seu percurso. Bom passeio!

PASSEAR POR BELÉM

Como sempre, sugerimos que comece por passear a pé! Vá com calma e sem pressa para sentir a atmosfera tranquila de Belém! Para além dos muitos monumentos, Belém tem algumas ruas e muitos jardins muito bonitos. A rua da imagem que se segue é a rua principal de Belém. Do lado esquerdo encontrará os pasteis de Belém (toldo azul). À direita desta rua encontrará vários jardins muito agradáveis. Caminhe sem destino por 20 a 30 minutos.

rua de belém
RUA DE BELÉM

Há várias ruas e ruelas (umas perpendiculares e outras paralelas à rua de Belém) que valem a pena ser percorridas a pé e admiradas com calma. Aqui ficam alguns exemplos.

Ruas e ruelas em Belém
Rua paralela à Rua de Belém (junto ao jardim colonial)
RUA PERPENDICULAR À RUA DE BELÉM
RUA PERPENDICULAR À RUA DE BELÉM
RUA PARALELA À RUA DE BELÉM (junto ao jardim Vasco da Gama)
RUA PARALELA À RUA DE BELÉM (junto ao jardim Vasco da Gama)

VISITAR A TORRE DE BELÉM

Um dos símbolos de Lisboa mas também de Portugal! É um monumento com mais de 500 anos. Foi em tempos um forte de defesa da cidade, uma primeira linha de ataque contra a invasão de enimigos. Falamos de um forte com cinco andares e que termina num terraço com uma vista panorâmica espetacular. Foi da praia junto à torre de Belém que partiram e chegaram muitas embarcações dos descobrimentos Portugueses. Se quiser conhecer tudo sobre este monumento não deixe de ler o nosso artigo sobre a Torre de Belém no nosso site de viagens em Portugal – TORRE DE BELÉM: EMBLEMÁTICA E IMPONENTE!

TORRE DE BELÉM
TORRE DE BELÉM

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Muitas pessoas acreditam que o Padrão dos Descobrimentos é, à semelhança da Torre de Belém, um monumento muito antigo. Incorrecto! O Padrão dos Descobrimentos, bem como toda a zona do jardim da fonte luminosa (jardim do império), foi mandado construir por Salazar para a grande exposição do mundo português (1940). Em cada lado deste emblemático monumento, encontram-se estátuas dos mais notáveis portugueses de toda a história de Portugal. Caso queira saber rigorosamente tudo sobre este magnífico monumento, não deixe de ler este artigo: PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS: IMPONENTE E POLÉMICO!

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS, BELÉM
PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS, BELÉM

PASTEIS DE BELÉM

Começou a operar em 1837 e ainda hoje se vendem milhares de pastéis todos os dias! Diz-se que a receita dos pasteis de Belém é um segredo escondido. O certo é que os pasteis são deliciosos e as intermináveis filas de pessoas que os procuram são prova inequívoca da sua qualidade. Só lhe encontro um problema… É impossível comer apenas um! Mesmo que não seja um apreciador de doces, vale a pena visitar este local. No interior dos Pasteis de Belém encontrará magnificos painéis de azulejos espalhados pelas paredes das muitas salas. Os painéis são muito antigos e fazem alusão à história da cidade de Lisboa e da zona de Belém em particular.

FÁBRICA DOS PASTÉIS DE BELÉM
FÁBRICA DOS PASTÉIS DE BELÉM

MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

Imponente e belo! O Mosteiro dos Jerónimos é um monumento com mais de 400 anos de idade (foi construído no século XVI). Foi construído por ordem do rei dom Manuel I e a sua construção estendeu-se por mais de 100 anos. Tem o estatuto de Panteão Nacional e dentro da sua impressionante nave (igreja) podemos encontrar os túmulos do grande poeta Luiz de Camões e do não menos notável navegador Vasco da Gama. É, desde 1983, considerado pela Unesco Património Mundial da humanidade.

MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS, BELÉM
MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS, BELÉM

JARDIM BOTÂNICO (ou JARDIM DO ULTRAMAR)

O jardim botânico é também conhecido como “jardim do Ultramar”. É um jardim único pela sua especialização em flora tropical / subtropical. Lá podemos encontrar mais de setecentas (700!) espécies oriundas de todos os continentes do planeta terra. O jardim foi mandado construir como “jardim colonial” em 1906 pelo rei Dom Carlos I e teve como sua primeira “casa” o espaço que é hoje ocupado pelo jardim zoológico de Lisboa.

Ocupa um espaço enorme que vai de Belém até ao início da Ajuda (ao longo de toda a calçada do Galvão). Tem uma área total de 7 hectares (ou seja, uma área equivalente a 7 campos de futebol). Fazem parte do jardim estufas, jardins, lagos, edifícios de apoio, espaços enormes para a arrumação do material e uma biblioteca. As aves do jardim são a sua imagem de marca. Lá encontrará galinhas, gansos, patos e claro, os pavões (uma das imagens de marca do jardim). Na minha infância morei muito perto deste jardim e encontrava pavões “fujões” quase diariamente. Para ser mais preciso, ainda hoje moro próximo e continuo a vê-los com frequência pelas ruas próximas ao jardim… Um espetáculo!

JARDIM BOTÂNICO, BELÉM
JARDIM BOTÂNICO, BELÉM

JARDIM VASCO DA GAMA

Fica entre o jardim do Império e o jardim Afonso de Albuquerque. Tem um relvado retangular bastante grande onde jogava futebol quando era pequeno. Perfeito para caminhar, jogar à bola, fazer um pic-nic, correr ou simplesmente passear. Lá podemos também encontrar um parque infantil e um pavilhão Tailandês num dos topos do jardim.

JARDIM VASCO DA GAMA, BELÉM
JARDIM VASCO DA GAMA, BELÉM

JARDIM AFONSO DE ALBUQUERQUE

Fica em frente do palácio da república. É um jardim num formato circular e muito agradável. No centro encontra-se um enorme obelisco. No topo podemos ver uma estátua de Afonso de Albuquerque (antigo governador da Índia no século XVI).

JARDIM AFONSO DE ALBUQUERQUE, BELÉM
JARDIM AFONSO DE ALBUQUERQUE, BELÉM

JARDIM DO IMPÉRIO

É o meu jardim favorito! Mandado construir por Salazar para a grande exposição do “Mundo Português” dos anos 40. O jardim conservou o seu traçado desde então. Sempre que lá vou (e vou no mínimo uma vez por semana), sinto-me a viajar no tempo em direcção ao passado. No centro do jardim há uma fonte de água que muitas vezes é iluminada à noite proporcionando uma imagem de grande beleza. Desde janeiro de 2022 que se encontra em renovações.

JARDIM DO IMPÉRIO
JARDIM DO IMPÉRIO

PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN

É um sítio mágico que frequento desde a minha infância! Ainda hoje sinto o mesmo entusiasmo e a mesma paixão pelos mistérios do universo que o planetário tão bem nos dá a conhecer. Fica perto do Mosteiro dos Jerónimos e em frente ao centro cultural de Belém. Abriu as suas portas no ano de 1965 e é parte integrante do museu de Marinha (ao lado do edifício do Planetário). O seu nome explica-se pela doação efectuada por Calouste Gulbenkian para ajudar na construção das instalações do planetário.

PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN
PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN

Em 1976, o ex-presidente americano Richard Nixon, ofereceu ao planetário uma pequena rocha lunar (colhida por um astronauta americano). Lamentavelmente, a rocha foi roubada em 1985 e não foi recuperada. Hoje em dia, o planetário conta com um potente projetor de estrelas que consegue representar mais de 9000 estrelas e toda a nossa galáxia. O planetário tem atracções para todos: adultos e também as crianças têm sessões especiais para as suas idades e níveis de compreensão. Das suas instalações fazem parte um auditório de grandes dimensões, uma galeria com exposições temporárias e também uma biblioteca especializada.

planetário belém calouste gulbenkian
PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN

ESTÁDIO DE FUTEBOL “OS BELENENSES”

Diz-se que o estádio de futebol do Restelo é o maior estádio do mundo! Sabe porquê? Porque nunca encheu!.. Esta é uma piada que pode irritar um pouco aqueles que, como eu, sofrem pelo seu clube do coração, o Belenenses! O estádio do clube de futebol “os Belenenses” fica no Restelo (junto a Belém). De lá temos uma vista magnífica para o rio Tejo e para a margem sul. Muitas vezes a qualidade do futebol praticado no estádio não é a melhor… Nesse caso podemos sempre apreciar a vista!

ESTÁDIO DE FUTEBOL DOS BELENENSES
ESTÁDIO DE FUTEBOL DOS BELENENSES

MUSEU DOS COCHES

O antigo museu dos coches fica ao lado do palácio presidencial de Belém. Hoje em dia tem uma nova instalação (imagem infra). O museu modernizou-se e hoje conta com o apoio de inúmeros écrans (alguns deles interactivos) e várias projecções que lhe dirão tudo sobre os coches em exposição.

MUSEU DOS COCHES II
MUSEU DOS COCHES I

A sua visita será ainda mais rica se instalar a “App” que lhe dará a possibilidade de ver o interior dos coches. Se adquirir o guia do museu terá a sua disposição toda a informação sobre as viaturas e tornar-se-á um autêntico especialista na matéria. Horários: 10:00 – 18:00 (encerra às 2as-feiras)

Belém museu dos coches
MUSEU DOS COCHES II

MUSEU DE MARINHA

O museu de Marinha abriu as suas portas em 1863. Foi dom Luís que decidiu reunir um conjunto de peças relacionadas com a grandiosa ligação de Portugal com o mar. O museu passou por diferentes espaços antes de se fixar em Belém, na ala Norte e Poente do magnífico Mosteiro dos Jerónimos. Tem como missão a preservação da memória e da história marítima portuguesa. Fazem parte do museu o pavilhão das Galeotas onde poderá ver embarcações verdadeiras construídas há vários séculos.

JARDIM DE MARINHA I, BELÉM
MUSEU DE MARINHA I, BELÉM

O museu tem uma exposição permanente com mais de 16 mil metros quadrados. São mais de 20.000 peças das quais apenas 6000 podem ser vistas pelo público. O museu tem ainda um centro de documentação com cerca de 15000 documentos e mais de 120 mil imagens reunidas num arquivo de imagem.

JARDIM DE MARINHA I, BELÉM
MUSEU DE MARINHA I, BELÉM

VISITAR O PELOURINHO DOS TÁVORAS

Quem nunca ouviu a expressão “AZAR dos TÁVORAS”? Marquês de Pombal ficou famoso para a história por ter liderado a reconstrução de Lisboa depois do grande terramoto de 1755. O que poucos lembram (e deviam lembrar), é que o Marquês mandou matar a família Távora com requintes de malvadez. Um crime que foi (quase) apagado da história e que deveria ser mais lembrado e famoso do que a reconstrução da cidade de Lisboa. A execução bárbara e cruel teve lugar em Belém junto a este pelourinho.

VISITAR O PELOURINHO DOS TÁVORAS
VISITAR O PELOURINHO DOS TÁVORAS

MAAT

Abriu as suas portas em 2016. É a mais recente atração de Belém e é conhecida apenas por MAAT. O edifício do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) é, por si só, uma peça de arte arquitetónica. Mesmo que não visite o seu interior, vale a pena ir a Belém só para ver como o seu design ousado e moderno “encaixa” na perfeição nesta zona da cidade. Se subir até ao miradouro do museu, vai poder apreciar uma das vistas mais impressionantes de Lisboa! O museu é palco de exposições nacionais e internacionais e conta com o contributo de artistas e pensadores. As obras (exposições) refletem sobre grandes tópicos da atualidade.

MAAT
MAAT

MUSEU DA ELETRICIDADE

Ao lado do MAAT encontramos o também espetacular Museu da Eletricidade, a outrora Central Tejo. Era lá que funcionava a antiga central de eletricidade de Lisboa que funcionou entre 1909 e 1972. No interior encontramos uma exposição permanente onde podemos ver as estruturas e equipamentos que eram utilizados no início do século passado na produção de energia. Este museu passou formalmente a fazer parte do MAAT.

MUSEU DA ELETRICIDADE
MUSEU DA ELETRICIDADE

VISITA VIRTUAL A BELÉM

ATIVIDADES IMPERDÍVEIS EM BELÉM E EM LISBOA

LISBOA CARD: PASSE DE 24, 48 OU 72 HORAS

Uma excelente opção para poupar tempo e dinheiro! Perfeito para quem vai passar alguns dias a Lisboa e quer visitar o número máximo de atrações turísticas. Para além do acesso aos monumentos (e outras atrações) também permite aceder a todo o sistemas de transportes públicos da cidade de Lisboa.

CLIQUE NA IMAGEM PARA RESERVAR

CLIQUE NAS IMAGENS PARA RESERVAR O SEU PASSEIO CONNOSCO! VALORIZE O NOSSO TRABALHO E AJUDE-NOS A AJUDAR OS ANIMAIS. 25% DAS NOSSAS COMISSÕES VÃO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE APOIO AOS ANIMAIS.

EXCURSÃO DE 3 HORAS EM BICICLETA ELÉTRICA

Passeie pelas zonas e esquinas mais bonitas de Lisboa em confortáveis bicicletas eléctricas e veja os fantásticos pontos de vista de um ângulo privilegiado. Ainda terá tempo para ver o Parlamento e as lojas mais sofisticadas da cidade.

CLIQUE NA IMAGEM PARA RESERVAR

Excursão Lisboa Essencial: História e Estilo de Vida

Um passeio a pé com uma duração de 3 horas. Terá a oportunidade de conhecer os locais mais importantes da cidade de Lisboa. Um passeio por ALFAMA, Chiado, Bairro Alto e miradouro de São Pedro de Alcântara. Uma experiência que inclui um passeio de elétrico! Esgota muito rapidamente!

CLIQUE NA IMAGEM PARA RESERVAR

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

alfama
ALFAMA (clique na imagem)
avenida da liberdade
AVENIDA DA LIBERDADE (clique na imagem)