Pedir um café em Portugal pode não ser fácil para um estrangeiro. O café em Portugal é uma parte fundamental da cultura portuguesa. Beber um café com alguém é um motivo para socializar. Mas beber um bom café é também um prazer para os portugueses.
Mas para um estrangeiro, pedir um simples café em Lisboa ou em Portugal pode não ser uma tarefa simples. Com efeito, a bebida que é usualmente um “expresso” noutros países, pode ter em Portugal muitos nomes diferentes.
Neste artigo vai aprender os diferentes nomes usados para café em Portugal. Vai também ficar a conhecer os diferentes ingredientes que as bebidas com café levam.
Comecemos pelos ingredientes e os respetivos nomes:
- Bica, café ou cimbalino (depende da zona do País): é um café que usualmente os estrangeiros chamam de “expresso”
- Abatanado: é similar ao famoso “americano” mas com menos quantidade. Dois expressos com bastante água. Algumas pessoas chamam-lhe “duplo”
- Carioca: é um café fraco. Colocam-se os grãos na máquina e tira-se um café. Depois tira-se novamente um café com os mesmos grãos.
- Italiana: é um café muito curto. Meio expresso. Dizem que é mais forte do que o expresso normal.
- Meia de leite: servido numa chávena maior. É uma bebida com café e leite. Tira-se um café e seguidamente enchemos a chávena grande com leite.
- Galão: igual à meia-de-leite mas servido num copo. Leva mais leite e mais café.
- Café duplo: dois cafés ou dois expressos sem adicionar água (por isso um pouco diferente do abatanado).
- Café pingado: é um café com um pouquinho de leite (algumas pingas de leite)
- Garoto: é um café com espuma de leite. Este termo é mais usual no sul de Portugal.
- Descafeinado: é um café sem cafeína (na verdade é um café com muito menos cafeína porque esta bebida ainda contém alguma)
- Café em chávena escaldada. É um expresso comum mas neste caso a pessoa que o vai beber pretende beber a bebida mais quente.
- Café em chávena fria. Exactamente o oposto do anterior. Quem o bebe, quer o café pouco quente. Muitas vezes o empregado de mesa passa a chávena por água antes de tirar o café.
- Café com cheirinho. O famoso “cheirinho” significa um pouco de bagaço no café. Alguns acreditam que esta bebida funciona como digestivo…
- Café sem ponta. Tira-se o café normalmente, mas só começamos a encher a chávena depois de saírem as primeiras gotas do café.
- Café com gotas de limão. Um café normal com algumas gotas de limão. Há quem acredite que tira as dores de cabeça.
Click AQUI para obter mais informações sobre as nossas aulas de português em Lisboa.