O Lisbon Language Café utiliza um método de ensino-aprendizagem que assegura ao aluno uma compreensão do idioma sem perda de tempo. Connosco vai começar a falar francês desde o primeiro dia de aulas (níveis A2 e B1), utilizando a nova língua como meio de comunicação exclusivo. O processo flui da mesma forma que a aprendizagem da língua materna, as assimilações surgem de forma gradual. Na maioria das escolas de línguas, os estudantes FALAM E OUVEM 25% da aula e nos RESTANTES 75% preocupam-se em copiar o que o professor escreve ou explica. Com o nosso método, os alunos ouvem e falam durante toda a aula, o que contribui para uma aprendizagem mais rápida e divertida!
Todas as nossas aulas de FRANCÊS são ONLINE (Google Meet ou Zoom)
Sim e Não! SIM quando os alunos estão a começar de um nível bastante baixo. Neste contexto temos que ensinar as bases do idioma (nível A1). NÃO quando os alunos já têm algumas competências, quando os alunos já conseguem comunicar com alguma fluência (nível A2, B1 e superiores). Para estes alunos, acreditamos que a melhor forma de melhorar as competências é comunicar, falar, estar exposto à língua!
Algumas pessoas procuram criar algum tipo de conexão com a língua francesa antes de começarem a estudar a língua. Este contacto pode ser através de uma música, um filme ou um livro. Este procedimento pode criar a falsa ideia de que o francês é difícil. A língua de Camus e de Sartre é uma língua melodiosa e romântica e tem parecenças com o nosso idioma. Este facto permite-nos compreender relativamente bem o francês. A língua francesa é elitista? Não é o caso. É o 10º idioma mais falado do planeta. É o 2ª língua mais ensinada. Há mais de 250 milhões de falantes no mundo. Atrás do inglês e o alemão, o francês é a terceira língua mais utilizada on-line. Existem grandes meios de comunicação social que transmitem a sua programação neste idioma. Aqui ficam alguns exemplos: – TV5 monde – Radio France Internationale
Mas há mais parecenças: as palavras que terminam em “tion” em francês, no nosso idioma acabam em “cão”. Aqui ficam a demonstração da ideia: action – acção. Há mais de 400 palavras que seguem esta ideia.
Em suma, aprender francês não é difícil. Ainda assim, você vai ter que dedicar tempo e esforço se pretende atingir a fluência.
A língua Francesa é falada por 250 milhões de pessoas no planeta 2. O idioma francês é o único idioma falado nos 5 continentes 3. Oitenta estados e governos adoptaram o francês como língua oficial 4. O francês é a nona língua mais falada no planeta 5. O Francês é ensinado em todas as partes do mundo 6. Ter a capacidade para falar francês pode ser um factor diferenciador positivo na procura de trabalho. 7. As pessoas que dominam o francês podem trabalhar em países como: França, Bélgica, Canadá e também em alguns países Africanos. 8. Cerca de 550 empresas francesas operam no Brasil 9. A língua Francesa é a língua tradicional nas áreas da gastronomia, moda, teatro, artes visuais, dança e arquitetura. 10. Quem domina o francês tem acesso privilegiado aos clássicos da literatura mundial
Aprender gramática é uma grande questão, mas a verdade é que não existe uma solução perfeita que sirva a todos! A metodologia que funciona para mim pode ser completamente diferente da que funciona para si!
Na verdade, qualquer método pode funcionar devido a uma combinação de factores diferentes. O que é crucial em qualquer metodologia depende dos objectivos e especialmente do estilo de aprendizagem do aluno de francês. Este princípio geral aplica-se ao estudo da gramática quando se aprende uma nova língua! Contudo, devemos também dizer que para objectivos diferentes (como passar num teste), seria necessária uma abordagem diferente para atingir esse objectivo específico.
GRAMÁTICA FRANCESA: ESQUEÇA A PERFEIÇÃO!
Não faça da gramática a sua prioridade! Uma abordagem centrada na gramática enquadra a língua num conjunto de regras constituídas por nada mais do que aquelas horríveis tabelas gramaticais. Na verdade, a gramática não melhora a sua fluência. Mesmo que tente estudá-la até a conhecer perfeitamente, isso não lhe dará a confiança para a utilizar durante uma conversa normal com seres humanos reais. Não é possível ganhar a batalha gramatical, pois nunca conseguirá memorizar TODAS as regras gramaticais.
Acredite: não é preciso ser um especialista em gramática para falar uma francês, isto é um facto! A gramática pode funcionar como um muro entre si e a fluência e muitas vezes atrasa os estudantes no seu processo de aprendizagem. Comece o seu processo de aprendizagem da língua francesa com coisas simples e apelativas.