Mercado da Ribeira: Comida e Cultura! (2020)

O Mercado da Ribeira foi recentemente revitalizado e renovado! Em tempos idos chamavam-se Mercado 24 de Julho. Desde 1892 que é o rei dos mercados da capital e atualmente é um dos locais mais “cool” da cidade de Lisboa!

Desde 2014 que o espaço passou a ser gerido pela revista “time Out Lisboa”. Consequentemente muitos conhecem o mercado da Ribeira como “time out Market”.

ONDE FICA O MERCADO DA RIBEIRA?

Fica numa área muito central da cidade de Lisboa (a 3 minutos a pé do Cais do Sodré). Para lá chegar tem à sua disposição o Metro (a 3 minutos a pé), autocarros, comboios e elétricos.

EVOLUÇÃO DO MERCADO DA RIBEIRA

Foi no ano de 1600 que nasceu o Mercado da Ribeira em frente à casa dos Bicos (hoje fundação José Saramago). Ao longo do tempo o espaço foi reconstruído e renovado por mais do que uma vez. Vejamos…

Em 1755, Lisboa foi atingido por um enorme tremor de terra que destruiu, entre muitas outras coisas, o edifício do mercado da Ribeira. Em 1893, foi a vez de um enorme incêndio danificar o lado nascente do edifício. Em 1980 foi extinto o matadouro de aves que lá operava. Em 1983 foram construídas um grande número de novas lojas. Em 1999 o grande relógio do mercado é renovado e volta a dar horas!

relógio do mercado da ribeira

No ano de 2000, com a abertura do MARL (mercado abastecedor da região de Lisboa), o mercado deixa de ser um mercado grossista (um mercado grossista por norma não trabalha com os consumidores finais).

Em 2001, o 1º piso é renovado e lá são construídos uma sala de eventos e um restaurante. Em 2013, em consequência de obras realizadas na praça dom Luís, são descobertos vestígios Romanos dos séculos I AC a V DC.

Em 2013 arrancam as obras do já então chamado “Time Out Market”. No dia 18 de Maio de 2014 é inaugurado o mercado como hoje o conhecemos.

mercado da ribeira

O QUE HÁ DENTRO DO MERCADO DA RIBEIRA?

São muitas as atrações que encontrará neste mercado. Restaurantes de cozinha portuguesa (e outras), bares, pastelarias, quiosques com frutas, carnes, peixes e vegetais. Mas no mercado da ribeira também há espaço para uma sala de espetáculos, esplanadas e lojas de lembranças (souvenirs).

Os restaurantes são a atracção principal! Lá encontramos restaurantes famosos liderados por cozinheiros TOP! O “time out market” é muito procurado por portugueses, mas também por turistas estrangeiros. Os preços podem ser um pouco mais elevados do que num restaurante médio de Lisboa. Ainda assim, é possível encontrar algumas ofertas interessantes por um preço de 15-20€ por pessoa.

Se é um apreciador de comida típica portuguesa, vai deliciar-se com a variedade da oferta. Mas se prefere pratos brasileiros ou italianos, também vai encontrar muitos restaurantes que o vão satisfazer!

PISO TÉRREO DO MERCADO DA RIBEIRA

É neste piso que vai encontrar o peixe mais fresco de Lisboa! É aqui que muitos restaurantes (e chefs de topo) se abastecem do melhor que o oceano tem para nos oferecer. As bancas estão abertas das 6h às 14h.

PEIXE FRESCO MERCADO DA RIBEIRA

A área da restauração fica também no piso térreo mas do lado poente. A configuração do espaço é “sui generis”, uma espécie de cantina gigante com mesas longas que servem a enorme variedade e quantidade de bancas (restaurantes).   

mercado da ribeira lisboa portugal

COMER E BEBER NO MERCADO DA RIBEIRA

São muitas, variadas e excelentes as opções! Aqui há soluções para todas as bocas: marisco, petiscos, peixe, bifes, cozinha tradicional portuguesa, comida asiática, pizzas, sushi, chocolates, charcutaria, sopas, bares e mais, muito mais!

PRIMEIRO PISO DO MERCADO DA RIBEIRA

O primeiro piso do Mercado da Ribeira abriu as suas portas em agosto de 2015. Lá vai encontrar um restaurante, uma sala de espetáculos com uma lotação de 1000 pessoas (350 lugares sentados), uma galeria de arte e um posto de informações.

EVENTOS E ESPETÁCULOS NO MERCADO DA RIBEIRA

O mercado tem dois espaços onde a magia acontece: o food hall e o estúdio Time Out. Teatro, concertos e stand-up dominam o cartaz de espetáculos.

concerto no mercado da ribeira lisboa

Para saber quais são os próximos eventos culturais no mercado da ribeira clique AQUI!

CURSOS DE COZINHA NO MERCADO DA RIBEIRA

Sabe cozinhar? Não sabe mas gostaria de aprender? É daqueles (como eu), que nem um ovo consegue estrelar? Pois bem, na academia de cozinha da Time Out Market há soluções para todos os níveis de competências e para todas as gastronomias do planeta! Workshops sobre cozinha Marroquina, Coreana, Italiana, Japonesa, Indonésia e muito mais!

escola cozinha mercado da ribeira

Fique atente aos cursos e workshops que por lá se organizam e torne-se um chef estrela Michelin!

EXTERIOR DO MERCADO DA RIBEIRA

Junto à praça Dom Luís existe um quiosque em pleno jardim. Há também uma esplanada com capacidade para 250 pessoas. Lá pode comer um belo marisco, alguns petiscos ou adoçar a boca com alguns doces. Está aberto todo o dia!

exterior mercado ribeira

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Follow by Email6k
Facebook5k