TEXTS FOR LEVEL A2 (to Learn Portuguese)

TERREMOTO DE 1755 LISBOA
Facebook
WhatsApp

Reading in Portuguese is essential for consolidating and learning new vocabulary and reinforcing grammar. However, the reading of texts should be aligned with the competency level of the students. A student at the A1 level should read texts that are written and designed for students at that level. Reading texts with grammatical structures from other levels generates a lot of noise and hinders learning, often becoming demotivating due to the difficulties it presents to the students.

HOW TO READ THIS TEXT?

TERRAMOTO (ou terremoto) de 1755 em LISBOA

O Terramoto de 1755 em Lisboa

O terramoto de 1755 foi um dos desastres naturais mais devastadores na história de Lisboa e de Portugal. No dia 1 de novembro de 1755, Dia de Todos os Santos, às 9h40 da manhã, Lisboa foi abalada por um violento terramoto. Este sismo não afetou apenas a capital portuguesa, mas também outras áreas do país e do sul da Península Ibérica. O terremoto foi sentido até em lugares tão distantes como o norte de África e algumas zonas da França.

A Força do Terramoto

O terramoto teve uma magnitude de 8,5 a 9,0 na escala de Richter. Foi tão forte que causou a destruição de grande parte dos edifícios de Lisboa. Naquela época, a cidade era composta por casas e igrejas construídas de forma muito diferente das atuais. A maior parte desses edifícios foi construída com madeira e pedra e sem uma estrutura forte. Por isso, quando o chão começou a tremer, muitos edifícios ruíram imediatamente, provocando a morte de milhares de pessoas.

Nesse tempo, Lisboa tinha muitas igrejas e catedrais, onde muitos cidadãos estavam reunidos para assistir às missas do Dia de Todos os Santos. Estes locais, alguns construídos séculos antes e com estruturas frágeis, foram especialmente afetados. Como resultado, muitas das pessoas que se encontravam nesses locais morreram quando os edifícios colapsaram.

O Tsunami e os Incêndios

Após o terramoto, muitos sobreviventes correram para áreas abertas e tentaram escapar das construções que desmoronaram. Muitos foram para a zona ribeirinha do rio Tejo.  Contudo, pouco depois do terramoto, um enorme tsunami atingiu a costa de Lisboa. Este maremoto, com ondas de mais de 5 metros de altura, inundou partes da cidade e arrastou pessoas, animais e até barcos para o interior. Foi um segundo golpe trágico que aumentou ainda mais o número de vítimas.

Seguiram-se os incêndios que começaram a surgir por toda a cidade. Estes incêndios foram causados por velas e fogões que caíram ou ficaram descontrolados durante o terramoto. Os incêndios, alimentados pelos materiais inflamáveis nos edifícios, espalharam-se rapidamente e duraram cerca de cinco dias. Quando finalmente foram extintos, grande parte de Lisboa estava em ruínas.

As Consequências

O terramoto de 1755 causou a morte de dezenas de milhares de pessoas em Lisboa e arredores. Entre 30.000 e 40.000 pessoas perderam a vida apenas na cidade de Lisboa. Este desastre também teve um enorme impacto social e económico. A capital de Portugal, um importante centro económico e cultural da Europa, ficou em ruínas, e muitas pessoas ficaram sem casa, alimentos ou recursos.

A nível psicológico, o terramoto abalou profundamente a população portuguesa e europeia e conduziu a um debate sobre a religião, a ciência e o papel de Deus. O filósofo francês Voltaire, por exemplo, escreveu sobre o terramoto na sua obra “Cândido”, onde questionou o otimismo e o sentido de justiça divina perante um evento tão devastador.

A Reconstrução de Lisboa

O Marquês de Pombal, Ministro de Estado do Reino, liderou o processo de reconstrução de Lisboa. Este estadista tinha uma visão pragmática, e, quando foi informado da destruição da cidade, disse a famosa frase: agora enterramos os mortos e cuidamos dos vivos. Ele sabia que era necessário agir com urgência e eficiência para ajudar os sobreviventes e reconstruir a capital.

Uma das primeiras medidas foi organizar uma resposta rápida para remover os escombros e evitar epidemias. Depois, o Marquês de Pombal e os seus engenheiros começaram a planear uma nova cidade. Foi criada uma equipa de engenheiros, liderada por Manuel da Maia, que desenhou o projeto de reconstrução. A nova Lisboa teve ruas largas e alinhadas, com uma arquitetura resistente a sismos. Assim, nasceu a Baixa Pombalina, um dos primeiros exemplos de planeamento urbano moderno na Europa.

A Baixa Pombalina foi construída com técnicas inovadoras para a época, incluindo a “gaiola pombalina,” uma estrutura em madeira dentro das paredes dos edifícios para garantir a sua resistência sísmica. Esta área da cidade, que ainda hoje podemos visitar, é um marco na arquitetura e no urbanismo e representa a resiliência e a capacidade de adaptação do povo português.

O Legado do Terramoto

O terramoto de 1755 marcou Lisboa e Portugal de uma forma profunda e duradoura. Este desastre natural não só mudou a paisagem urbana da cidade, mas também influenciou o pensamento científico e filosófico da época. Para muitos estudiosos, o terramoto representou um ponto de viragem no estudo dos sismos e na compreensão das forças da natureza.

Hoje, Lisboa está mais preparada para enfrentar sismos, com construções reforçadas e sistemas de segurança. No entanto, o terramoto de 1755 é sempre lembrado como um dos acontecimentos mais trágicos e impactantes da história de Portugal, que serviu de lição e inspiração para tornar a cidade mais segura e resistente.

VOCABULARY + QUIZ

VOCABULARY

Lisboa foi abalada – was shaken, sismo – earthquake, foi sentido até em lugares tão distantes – was felt even in places as far away as, a cidade era composta – the city was composed, madeira e pedra – wood and stone, ruíram imediatamente, provocando a morte de milhares de pessoas – collapsed immediately, causing the death of thousands of people, para assistir às missas do Dia de Todos os Santos – to attend the masses on All Saints’ Day, muitas das pessoas que se encontravam nesses locais – many of the people who were in those places, tentaram escapar das construções que desmoronaram – tried to escape from the buildings that collapsed, zona ribeirinha do rio Tejo – riverside area of the Tagus River, um enorme tsunami atingiu a costa de Lisboa – a huge tsunami hit the coast of Lisbon, maremoto – tsunami, ondas – waves, 5 metros de altura – 5 meters in height, inundou – flooded, arrastou – dragged, Foi um segundo golpe trágico que aumentou ainda mais o número de vítimas – It was a second tragic blow that further increased the number of victims, Seguiram-se os incêndios que começaram a surgir por toda a cidade – Fires followed, which began to break out all over the city, velas e fogões – candles and stoves, Os incêndios, alimentados pelos materiais inflamáveis – The fires, fueled by flammable materials, espalharam-se – spread, duraram cerca de 5 dias – lasted about 5 days, causou a morte – caused the death, arredores – surroundings, alimentos ou recursos – food or resources, abalou profundamente a população portuguesa – shook the Portuguese population deeply, conduziu – led, papel de Deus – role of God, perante um evento tão devastador – in the face of such a devastating event, liderou o processo de reconstrução – led the process of reconstruction, este estadista – this statesman, agora enterramos os mortos e cuidados dos vivos – now bury the dead and take care of the living, para remover os escombros e evitar epidemias – to remove the rubble and prevent epidemics, Assim, nasceu a Baixa Pombalina – Thus, the Pombaline Down Town was born,  gaiola pombalina – pombaline cage, resistência sísmica – seismic resistance, é um marco na arquitetura e no urbanismo – it is a landmark in architecture and urban planning, o terramoto de 1755 marcou Lisboa – the 1755 earthquake marked Lisbon, é sempre lembrado como um dos acontecimentos mais trágicos e impactantes da história de Portugal -it is always remembered as one of the most tragic and impactful events in the history of Portugal, para tornar a cidade –  to make the city.

 

Terramoto de 1755 em Lisboa

1 / 10

O tsnumai matou mais pessoas do que os incêndios.

2 / 10

A reconstrução da cidade demorou 10 anos.

3 / 10

Marquês de Pombal liderou a reconstrução da cidade de Lisboa.

4 / 10

Os incêndios pós terramoto/tsunami duraram 5 dias.

5 / 10

Ondas de 15 metros atingiram a cidade de Lisboa.

6 / 10

O terramoto matou milhões de pessoas.

7 / 10

Os edifícios antes do terramoto foram construídos com madeira e pedra.

8 / 10

O terramoto teve uma magnitude de 8.5-9.0 na escala de Richter.

9 / 10

O sismo afetou unicamente a cidade de Lisboa.

10 / 10

O terramoto aconteceu às 9h50 da manhã.

Your score is

The average score is 90%

0%

NEXT TEXT

MARQUÊS DE POMBAL

LISBON LANGUAGE CAFE

SEND US AN EMAIL TO

speak@lisbonlanguagecafe.pt