...

Avenida da Liberdade em Lisboa – 15 Dicas TOP! (2022)

A famosa e elegante avenida da Liberdade é a 35ª avenida mais cara do Mundo! Talvez o meu caro leitor seja, como eu sou, um morador de Lisboa. Nesse caso, aposto que já por lá passou “milhares” de vezes. Mas será que já olhou com atenção para a Avenida da Liberdade? Como diria Saramago… “Se podes olhar vê, se podes ver repara!”. Foi isso que fizemos! Venha connosco!

AVENIDA DA LIBERDADE

São 90 metros de largura e 1 quilómetro de comprimento, uma avenida que se estende da Praça dos Restauradores ao Marquês de Pombal. Quem conhece os “Champs-Elysées” (em Paris), facilmente consegue encontrar semelhanças com a “nossa” avenida da Liberdade. Com efeito, foi em Paris que encontrámos inspiração para a sua construção no final do século XIX. Lá encontramos passeios largos, jardins, lagos, árvores de grande dimensão, estátuas, monumentos, teatros, muitas lojas de luxo, funiculares, teatros, estações de comboios e mais, muito mais! É a avenida mais movimentada, mais cosmopolita e mais cara da capital portuguesa.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Foi após o grande terremoto que o facínora Marquês de Pombal (a família Távora concordará com o adjetivo…) mandou construir o “Passeio Público”. Era um espaço cercado e situado junto à praça dos Restauradores onde se pavoneava a alta sociedade da época. Mais tarde, em 1821, o movimento liberal destruiu o muro que isolava o “passeio público” (tinha muito pouco de público…), tornando-o acessível a todos os lisboetas.

Terá sido entre 1879 e 1886 que nasceu a avenida da Liberdade. Uma construção com inspiração Parisiense (Champs-Elysées). O resultado traduziu-se numa avenida larga e ladeada por edifícios sofisticados. No passado, como no presente, foi imediatamente procurada por aqueles que tinham mais poder económico.

AVENIDA DA LIBERDADE ANTIGA, LISBOA
AVENIDA DA LIBERDADE ANTIGA, LISBOA

O QUE VER E FAZER NA AVENIDA DA LIBERDADE?

Desengane-se se pensa que se trata apenas de mais uma avenida lisboeta! Quando olhamos com atenção, encontramos um número impressionante de atrações. Segue-se um mapa para o ajudar a planear o seu passeio! Esperamos que seja útil!

APRECIAR A ARQUITETURA e a calçada portuguesa

Como sempre, comece por caminhar! Suba e desça a avenida com calma e observe a arquitetura dos edifícios da Avenida da Liberdade. Estará a contemplar construções com mais de duzentos anos (a maioria terá sido construída entre 1879 e 1886).

APRECIAR ARQUITETURA DA AVENIDA DA LIBERDADE

A calçada portuguesa é outro dos atrativos da avenida. Uma calçada particularmente bela, ornamentada com desenhos abstratos e que lhe concedem o título da mais bela da cidade de Lisboa.

CALÇADA PORTUGUESA NA AVENIDA DA LIBERDADE
CALÇADA PORTUGUESA NA AVENIDA DA LIBERDADE

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Excursão turística privada de meio dia em Tuk Tuk

Descubra o melhor de Lisboa em apenas meio dia neste tour tuk tuk amigo do ambiente. Durante quatro horas, explore as ruas estreitas da cidade, absorva o encanto único dos diferentes bairros de Lisboa e descubra sítios icónicos como a Torre de Belém.

CLIQUE NA IMAGEM PARA RESERVAR ESTA ATIVIDADE

CLIQUE NA IMAGEM PARA RESERVAR O SEU PASSEIO CONNOSCO! VALORIZE O NOSSO TRABALHO E AJUDE-NOS A AJUDAR OS ANIMAIS. 25% DAS NOSSAS COMISSÕES VÃO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE APOIO AOS ANIMAIS

QUIOSQUES NA AVENIDA DA LIBERDADE

Há muitos ao longo dos amplos passeios da avenida. Sente-se, beba um café, desfrute do momento e observe. Registe o momento na sua memória. Olhe para as pessoas no seu incessante movimento.

QUIOSQUES DA AVENIDA DA LIBERDADE, LISBOA
QUIOSQUES DA AVENIDA DA LIBERDADE, LISBOA

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: EXCURSÃO A PÉ DE 3 HORAS

Explore a 35ª avenida mais cara do mundo neste passeio a pé de três horas! Passeie pelo bairro da Avenida da Liberdade em Lisboa, admire o encantador sistema de eléctrico e conheça a história opulenta da avenida.

CLIQUE NA IMAGEM PARA RESERVAR ESTA ATIVIDADE

CLIQUE NA IMAGEM PARA RESERVAR O SEU PASSEIO CONNOSCO! VALORIZE O NOSSO TRABALHO E AJUDE-NOS A AJUDAR OS ANIMAIS. 25% DAS NOSSAS COMISSÕES VÃO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE APOIO AOS ANIMAIS.

PARQUE EDUARDO VII

Fica localizado no topo da Avenida da Liberdade e estende-se por 25 hectares. Começou por se chamar “Parque da Liberdade” (1902). Um ano mais tarde o seu nome foi alterado para Parque Eduardo VII de Inglaterra. Um local magnífico e perfeito para passear a pé ou com o seu amigo de 4 patas. Se quiser saber tudo sobre o parque Eduardo VII leia o nosso artigo!

PARQUE EDUARDO VII, LISBOA
PARQUE EDUARDO VII, LISBOA

ROTUNDA DO MARQUÊS DE POMBAL

A praça do Marquês de Pombal é o coração do centro de Lisboa. É o ponto mais central da capital. Fica entre o Parque Eduardo VII e a Avenida da Liberdade e no centro da praça ergue-se, imponente, a estátua do Marquês de Pombal. Sebastião José de Carvalho e Melo era o nome do famoso marquês. Este cavalheiro foi governador de Lisboa entre os anos de 1750 e 1777.  Ficou para história como o homem que liderou a reconstrução de Lisboa após o terramoto. Muitos se esquecem ou não lembram que o Marquês era também um facínora que mandou matar a família Távora em Belém com requintes de malvadez. Seria mais justo se a história o recordasse também como um bandalho que foi!

ROTUNDA DO MARQUÊS DE POMBAL
ROTUNDA DO MARQUÊS DE POMBAL

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: EXCURSÃO DE 3 HORAS EM BICICLETA ELÉTRICA

Passeie pelas zonas e esquinas mais bonitas de Lisboa em confortáveis bicicletas eléctricas e veja os fantásticos pontos de vista de um ângulo privilegiado. Ainda terá tempo para ver o Parlamento e as lojas mais sofisticadas da cidade.

CLIQUE NA IMAGEM PARA RESERVAR ESTA ATIVIDADE

CLIQUE NA IMAGEM PARA RESERVAR O SEU PASSEIO CONNOSCO! VALORIZE O NOSSO TRABALHO E AJUDE-NOS A AJUDAR OS ANIMAIS. 25% DAS NOSSAS COMISSÕES VÃO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE APOIO AOS ANIMAIS.

O CINEMA DA AVENIDA DA LIBERDADE

O São Jorge é um dos poucos cinemas em Lisboa que gosto verdadeiramente de visitar! Abriu as suas portas em 1950 e oferece 3 salas de grandes dimensões (duas salas de cinema e uma sala multiusos). Para lá do cinema, o São Jorge conta também com espetáculos de teatro e dança. Hoje em dia, é refúgio de prestigiados festivais de cinema e tornou-se um local obrigatório para aqueles que gostam de cinema sem pipocas.

CINEMA SÃO JORGE, AVENIDA DA LIBERDADE
CINEMA SÃO JORGE, AVENIDA DA LIBERDADE

ELEVADOR DO LAVRA

Praticamente desconhecido pela maioria dos habitantes de Lisboa, o elevador do Lavra começou a funcionar no dia 18 de abril de 1884. É o mais antigo elevador da cidade de Lisboa! Começou por mover-se através de um contrapeso de água. Mais tarde, aderiu ao vapor e atualmente é a eletricidade que lhe oferece a energia que necessita para a sua vida.

Faz a ligação entre a rua Câmara Pestana e o largo da Anunciada (localizado a 59 metros de altura). Uma vez chegado ao topo, vai encontrar nas proximidades o jardim do campo Santana e o jardim do Torel. Caso queira experimentar este símbolo da cidade, saiba que o mesmo está disponível entre as 7 e as 20h30 (dias de semana) e entre as 9 e as 20h aos fins de semana.

ELEVADOR DO LAVRA, LISBOA
ELEVADOR DO LAVRA

ESTAÇÃO DO ROSSIO

A construção da magnífica estação do Rossio começou na década de 1880. Fica localizada entre a praça dos Restaurantes e a praça do Rossio e é seguramente uma das mais belas estações de comboios do país. Vários edifícios foram sacrificados para oferecer espaço à nave da estação. 11 anos mais tarde, em 1891 foi finalmente inaugurada!

ESTAÇÃO DO ROSSIO

Destaque para a fachada principal de 8 portas e 18 janelas ornamentadas com arcos Manuelinos. É visitada todos os anos por milhares de turistas que ali veem o que muitos de nós (portugueses) ainda não viram, uma obra de grande beleza.

INTERIOR DA ESTAÇÃO DO ROSSIO, LISBOA
INTERIOR DA ESTAÇÃO DO ROSSIO, LISBOA

MONUMENTO AOS MORTOS DA GRANDE GUERRA

Um monumento da autoria de Maximiano Alves e dedicado aos portugueses que pereceram na 1ª guerra mundial. Foi pensado em 1920 e inaugurado em 1931. É composto por uma figura que simboliza a pátria e que está a coroar o soldado. A sustentar a pátria estão dois soldados num esforço colossal. No monumento pode-se ser: “Ao serviço da Pátria, o esforço da Grei”.

MONUMENTO AOS MORTOS DA GRANDE GUERRA, AVENIDA DA LIBERDADE
MONUMENTO AOS MORTOS DA GRANDE GUERRA, AVENIDA DA LIBERDADE

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: PASSEIO NOTURNO COM SHOW DE FADO

Descubra um lado diferente de Lisboa ao caminhar pelas ruas e locais mais famosos da cidade à noite. Veja as áreas e vistas mais pitorescas de Lisboa, antes de apreciar uma refeição tradicional ao som do fado.

CLIQUE NA IMAGEM PARA RESERVAR ESTA ATIVIDADE

CLIQUE NA IMAGEM PARA RESERVAR O SEU PASSEIO CONNOSCO! VALORIZE O NOSSO TRABALHO E AJUDE-NOS A AJUDAR OS ANIMAIS. 25% DAS NOSSAS COMISSÕES VÃO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE APOIO AOS ANIMAIS.

OUTRAS ESTÁTUAS DA AVENIDA DA LIBERDADE

Também na avenida da Liberdade podemos encontrar estátuas que prestam homenagem a alguns grandes escritores portugueses (Alexandre Herculano, Almeida Garret e António Feliciano de Castilho) e a outras personalidades ilustres. .

ESTÁTUA DE PINHEIRO CHAGAS, AVENIDA DA LIBERDADE
ESTÁTUA DE PINHEIRO CHAGAS, AVENIDA DA LIBERDADE

CINE TEATRO TIVOLI

A construção do teatro Tivoli prolongou-se por 4 anos. Abriu as suas portas no longínquo ano de 1924 e era, na época, um espaço essencialmente dedicado à sétima arte. Por lá eram exibidos apenas os melhores filmes do momento, os filmes mudos dos anos 20. Na década seguinte, mais precisamente em 1930, o Tivoli passou pela primeira vez um filme sonoro – “A parada do amor”.

Mas o bailado e o teatro também tinham lugar no Tivoli. Em 1925, foi criado um grupo de teatro e por lá passaram peças muito ousadas para a época.  Desde 2012 que se chama teatro Tivoli BBVA, nome que resulta de uma parceria entre uma produtora e o banco.    

A arquitetura do edifício evidencia uma forma geométrica inserindo-se harmoniosamente no quarteirão do qual faz parte. Caso esteja a pensar em ir ao Tivoli, consulte a sua agenda AQUI!

CINE TEATRO TIVOLI
CINE TEATRO TIVOLI

LOJAS FAMOSAS DA AVENIDA DA LIBERDADE

É quase um local de culto para quem gosta de fazer compras caras! Ao longo da avenida encontrará lojas premium das mais variadas áreas de negócio. Devo dizer em abono da verdade que é aquilo que menos me interessa nesta avenida lisboeta. Mas, se o meu caro leitor é rico e gosta de esbanjar dinheiro, aqui tem uma lista (abreviada) de lojas onde o poderá fazer. Boas compras!

  • Burberry
  • Carolina Herrera
  • Cartier
  • Dolce  & Gabana
  • Emporio Armani
  • Gant
  • Gucci
  • Foreva
  • Hugo Boss
  • Lanidor
  • Loja das Meias
  • Lacoste
  • E mais, muito mais…
LOJAS FAMOSAS DA AVENIDA DA LIBERDADE
LOJAS FAMOSAS DA AVENIDA DA LIBERDADE

ELEVADOR DA GLÓRIA

Começou a operar no ano de 1885 e é o mais famoso funicular de Lisboa. Movia-se inicialmente a contrapeso de água e passou a funcionar a eletricidade em 1915. Faz a ligação entre a rua de São Pedro de Alcântara (Bairro Alto) e a Praça dos Restauradores. Uma vez chegado ao topo, aproveite para apreciar a cidade a partir do magnífico Mirador de São Pedro de Alcântara. O elevador da Glória é tão famoso que serviu de inspiração para uma música. . Fechamos o artigo da melhor forma, com os Rádio Macau e o seu elevador da Glória (1987).

SE GOSTOU DESTE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

PARQUE EDUARDO VII
PARQUE EDUARDO VII (clique na imagem)
MERCADO DA RIBEIRA
MERCADO DA RIBEIRA (clique na imagem)

Optimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.