Parque Eduardo VII, Lisboa (2021)

O parque Eduardo VII de Inglaterra (habitualmente chamado apenas de parque Eduardo VII) é um dos locais mais bonitos da cidade de Lisboa.

PARQUE EDUARDO VII

O parque ocupa uma área de 25 hectares e estende-se para lá da famosa Avenida da Liberdade.

Até 1902 chamava-se parque da Liberdade. Em 1903, o seu nome foi mudado para Parque Eduardo VII de Inglaterra. Esta mudança deveu-se à visita do político Inglês a Portugal no ano anterior que teve como objetivo a reafirmação da aliança entre Portugal e Inglaterra.

No cimo do parque encontra-se desde 2003 uma gigantesca bandeira portuguesa. Curiosamente a sugestão de hastear uma bandeira neste local foi dada por uma criança de 8 anos ao então presidente da república Jorge Sampaio.

bandeira portuguesa Parque Eduardo VII

É aqui que todos os anos são organizados diversos eventos culturais que animam a cidade de Lisboa, os mais importantes são a feira do livro e os concertos de Jazz de Verão (outjazz).

ONDE FICA O PARQUE EDUARDO VII?

Fica localizado no coração do centro de Lisboa, junto à rotunda do famoso Marquês de Pombal. É provavelmente o lugar mais central da capital Portuguesa.

COMO IR PARA O PARQUE EDUARDO VII?

Dada a sua centralidade, há diversas opções em matéria de transportes públicos, a saber: autocarro, metro, táxi/ubber. Sugerimos a utilização da opção metro por ser um meio de transportes de grande fiabilidade e pontualidade.

O QUE FAZER NO PARQUE EDUARDO VII?

PASSEAR a pé

Quem não gosta de caminhar num espaço verde? O parque é uma ótima opção para uma boa caminhada retemperadora. A sua extensão e a sua inclinação podem ser desafiantes mas os bancos para descanso que o parque oferece são a solução para quem não se encontra na melhor forma física. Sozinho ou acompanhado, não deixe de passear por aqui.

BEBER UM CAFÉ

São muitos os cafés com esplanada no parque Eduardo VII. Excelentes para beber um café, para ter uma conversa com um amigo ou simplesmente para estar sozinho a ler um livro.

parque eduardo VII café

PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA

25 hectares (equivalente a 25 campos de futebol), são espaço suficiente para uma corrida de baixa, média ou alta intensidade. Lá encontrará espaços planos e inclinados. Independentemente da sua condição física atual, o parque tem uma opção para si.

parque eduardo vii

Há também um antigo e famoso health club (ginásio) chamado de Clube VII numa das laterais do parque. O ginásio oferece ginásio, piscina, courts de ténis e café/restaurante.

IR AO MIRADOURO

Dada a sua acentuada inclinação, no cimo do Parque temos uma bonita e surpreendente vista da cidade de Lisboa, do rio e também da margem sul do Tejo. Se gosta de tirar fotografias, este é o local perfeito!

miradouro no parque eduardo VII

MONUMENTOS NO PARQUE EDUARDO VII

O monumento de homenagem ao 25 de Abril é a mais importante (e polémica) peça de arte do parque.

É um monumento formado por estruturas em pedra que se espalham pelo espelho de água. É da autoria do controverso João Cutileiro que uma vez mais criou uma obra que nada tem de consensual… Alguns chamam-lhe arte, outros chamam-lhe aberração… Visite-o e tire as suas conclusões!

FEIRA DO LIVRO

A feira do livro é um evento anual que tem lugar em Lisboa desde 1930. Ao longo dos seus 90 anos de existência, a feira passou por diversos locais, a saber: Avenida da Liberdade, Praça Dom Pedro IV, Rua Augusta, Praça do Comércio e, naturalmente, o Parque Eduardo VII.

FEIRA DO LIVRO PARQUE EDUARDO VII LISBOA

Realiza-se habitualmente nos últimos dias do mês de Maio. Conta com a presença de mais de duzentos stands de editores e muitos dos melhores escritores portugueses marcam a sua presença. Durante os dias da feira, têm lugar também outros eventos culturais como concertos, sessões de autógrafos e espetáculos diversos.

CONCERTOS OUT JAZZ

Os concertos Out Jazz realizam-se todos os anos durante o Verão e têm lugar em cinco jardins (parques) da capital Portuguesa. É aos domingos à tarde (às 17h) que a magia acontece! O parque Eduardo VII é um locais onde os concertos se realizam com ampla adesão da população Lisboeta.

concertos out jazz parque eduardo VII

ESTUFAS NO PARQUE EDUARDO VII

A estufa fria é dos locais mais tranquilos e agradáveis em Lisboa. É um lugar onde encontrará cascatas, grutas, lagos e obviamente plantas (assim se explica o nome de Estufa Fria). Lá vivem diferentes tipos espécies de diferentes tamanhos e com diversas origens. Espécies provenientes da Austrália, do México, do Brasil, da China, da Coreia e de muitos outros países remotos.

Também no parque Eduardo VII podemos visitar a estufa quente, tapada com um vidro para manter uma temperatura elevada. Lá encontrará – entre outras espécies – bananeiras, mangueiras e o cafeeiro. E não nos podemos esquecer da Estufa Doce, uma estufa que alberga catos. É mais pequena mas igualmente bonita.  

PAVILHÃO CARLOS LOPES

O pavilhão Carlos Lopes fica a meio da subida do parque. Foi erigido em 1921 e inicialmente chamava-se pavilhão das indústrias. Mais tarde, foi renomeado como pavilhão dos desportos pois passou a ser utilizado para atividades desportivas.

Foi em 1984 que passou a chamar-se pavilhão Carlos Lopes (um famoso maratonista português que ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos). O espaço esteve praticamente abandonado durante longos anos. No exterior e no interior encontrará belos azulejos destacando-se o painel de azulejos da entrada inicial. Azulejos que representam um pouco da história de Portugal pois lá encontram-se representadas as batalhas de Ourique e de Aljubarrota.  

PAVILHÃO CARLOS LOPES PARQUE EDUARDO VII

PARQUE INFANTIL

O parque dos mais novos fica entre a estufa fria e o ginásio (clube VII). É um espaço simpático que faz a alegria da pequenada. Baloiços, slides, escorregas e uma zona de merendas são garantia de uma manhã ou de uma tarde bem passada. Os paizinhos podem sempre beber alguma coisa no quiosque que fica à entrada do parque infantil.

PARQUE INFANTIL PARQUE EDUARDO VII

JARDIM AMÁLIA RODRIGUES

Foi construído no ano 1996 mas foi no ano 2000 que mudou o seu nome para Jardim Amália Rodrigues (antes chamava-se Alto do Parque). Fica perto do miradouro no topo do parque e de lá temos uma vista magnífica sobre o parque, o rio e a margem sul do Tejo.

O jardim tem um belíssimo lago redondo junto ao famoso café/esplanada “Linha d’água”. Muito perto deste jardim (junto ao restaurante Eleven) começa o corredor verde que faz a ligação entre o parque Eduardo VII e o Monsanto.

O QUE VISITAR PERTO DO PARQUE EDUARDO VII  

São muitas as atrações perto do parque Eduardo VII. Para que possa organizar a sua visita, preparámos um mapa para para si. Esperamos que seja útil!

AVENIDA DA LIBERDADE

PRAÇA DOS RESTAURADORES

RUA DAS PORTAS DE SANTO ANTÃO

CASA DO ALENTEJO

CENTRO COMERCIAL DAS AMOREIRAS

PRAÇA DAS AMOREIRAS

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

SE GOSTOU DESTE ARTIGO NÃO DEIXE DE LER

BELÉM, O LUGAR MAIS BONITO DA CIDADE!
CUSTO DE VIDA EM LISBOA
error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Follow by Email6k
Facebook5k